Signo Ascendente Áries

Áries
de 21/03 a 20/04

Áries corresponde ao primeiro signo do zodíaco. Simboliza assim o próprio princípio das coisas. A representação mais imediata de seu significado é a de um ser vivo em seus momentos iniciais; ou a explosão primeira que deu origem ao universo. No começo tudo é débil e incerto. Ao vir à existência, a criança irrompe em um choro impaciente, lutando para não sucumbir ao mundo que a cerca.

A entrada do sol neste signo corresponde ao início da primavera no hemisfério norte. Novamente temos aí o sentido de Áries. A primavera faz brotar a vida a partir da aridez gélida do inverno. Nascer constitui um fenômeno muito impressionante. Os instintos mais básicos do ser vão impeli-lo em direção ao desconhecido, com o propósito mesmo de realizar-se. Áries reproduz simbolicamente este surgimento, com todas as características avassaladoras e irracionais de um processo súbito, espontâneo e auto-suficiente.

Instinto, primazia e iniciativa são palavras-chave a todo ariano. Serão os pioneiros em diversas frentes da vida, muitas das quais consideravelmente arriscadas. Isso não os amedronta: correr riscos é uma rotina para eles. Ainda mais se o desafio for estimulante.

Seu elemento é o fogo, e de todas as formas de fogo a que mais os define é a explosão. Podem de um momento para outro enamorarem-se de uma idéia, um objeto, ou pessoa, e tomam-se de paixão. Despenderão em pouco tempo uma energia enorme neste objetivo, muito mais do que qualquer outro signo conseguiria.

São primeiros em tudo e, por isso mesmo, líderes inatos. São eles quem tomam as rédeas de grandes empreendimentos e projetos. Porém, se contrariados, sua energia volta-se para a agressão. Pois no afã de tocar suas idéias, os arianos tendem a obcecar-se e compelir os demais a seguirem-nos. E certamente perderão por completo a noção da diplomacia.

Mitologicamente, representa este signo a figura de um carneiro. Em inúmeras culturas primitivas foi o carneiro associado ao princípio vital fecundante, que desperta o homem e o mundo. Em seus chifres reside uma força brutal que lhes permite guerrear, atacar ou mesmo matar. Esta ambivalência do carneiro, entre o poder criativo e destruidor, sufoca cronicamente os nativos deste signo, que precisam mais do que qualquer um aprender a dosar o duplo aspecto de sua personalidade para que a explosão que por dentro os consome não se torne um mero fogo de palha. Na verdade, o grande dilema destes indivíduos é justamente finalizar o que começaram. É comum abandonarem tudo no meio do caminho, atraídos pela aventura de uma nova realização, quando não põe tudo a perder em função de sua própria irritabilidade.

Tal como a criança, podem parecer muito mimados, por quererem tudo primeiro para si. Eu, eu e eu será a frase final com que procurarão encerrar muitas das discussões que os desagradam. Além disso, tendem a possuir uma acentuada arrogância e irascibilidade. Tirando os exageros, os arianos serão aqueles que vão fazer as coisas realmente começar.


Veja previsão do dia para todos os signos
ÁriesTouroGêmeosCâncerLeãoVirgemLibraEscorpiãoSagitárioCapricórnioAquárioPeixes

Voltar página inicial   Voltar página inicial