Hierarquia Angelical

Quanto você sabe sobre as 9 ordens dos anjos, também conhecida como Hierarquia Angelical? A Bíblia nos diz: “[O Senhor] encarregará Seus anjos de proteger você em todos os seus caminhos”. (Salmo 91:11)

Anjos são seres celestiais, superiores aos humanos, que servem como mensageiros de Deus e guardiões de seres humanos.

Hierarquia Angelical

A Bíblia ensina claramente que os anjos existem. Existem mais de 250 menções de anjos nas Escrituras, desde Gênesis até Apocalipse.

Ela também indica que os anjos estão por toda parte: “Não se esqueça de entreter estranhos, pois, assim, você tem anjos inconscientemente entretidos” (Hebreus 13: 2).

É possível que você tenha visto esses mensageiros de Deus sem perceber. Apesar de ter sido mencionado inúmeras vezes na Bíblia e estar ao nosso redor, ainda existem vários mitos populares circulando sobre anjos que são completamente falsos e não bíblicos.

Embora não haja uma passagem específica na Bíblia que lista as nove ordens dos anjos, há partes das Escrituras que falam com uma hierarquia angelical.

Pseudo-Dionysis, um filósofo cristão do final do século V dC, baseou-se em passagens do Novo Testamento, além de outras fontes de conhecimento, para estabelecer uma hierarquia angelical que é apresentada em seu livro “De Coelesti Hierarchia”.

Os anjos são organizados em três hierarquias e nove ordens (também chamadas de coros) para que os anjos possam ser classificados. Essas três hierarquias contêm três coros.

Os que nos são revelados são divididos da seguinte forma: A Primeira hierarquia contém Serafins, Querubins e Tronos. A Segunda hierarquia contém Domínios, Virtudes e Potestades. A terceira e última hierarquia contém principados, arcanjos e anjos.

Entenda o detalhamento de cada Hierarquia Angelical

Serafins

Estes são os mais altos pedidos ou coro de anjos. Esses anjos em particular servem como guardiões ou assistentes diante do trono de Deus. O único versículo da Bíblia em que são referenciados está em Isaías 6: 1-7. Eles louvam a Deus, chamando: “Santo Santo Santo é o Senhor dos Exércitos.” O que é interessante notar sobre Serafins é que eles têm seis asas. Duas das asas cobrem o rosto, duas cobrem os pés e as outras duas voam.

Querubins

Depois dos serafins na hierarquia angelical, vêm os querubins. Eles são os segundos mais altos da ordem dos nove anjos. Esses anjos são de aparência humana, de asas duplas e guardiões da glória de Deus. No Novo Testamento, eles são freqüentemente considerados atendentes celestiais no Apocalipse, mencionados em Apocalipse 4-6.

Tronos

Os tronos são uma classe de anjos mencionados pelo apóstolo Paulo em Colossenses 1:16. Este versículo diz: “Porque nele todas as coisas foram criadas: coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou poderes, ou governantes ou autoridades; todas as coisas foram criadas através dele e para ele”.

Os tronos são os anjos da humildade, paz e submissão. Se o Coro dos Anjos inferior precisasse acessar Deus, eles teriam que fazer isso através dos Tronos.

Domínios

Dizem que esse grupo de anjos mantém o mundo em ordem adequada. Eles são conhecidos por entregar a justiça de Deus em situações injustas, mostrando misericórdia para com os seres humanos e ajudando os anjos nas fileiras mais baixas a se organizarem e realizarem seu trabalho com eficiência.

Eles também são reconhecidos por expressar amor incondicional ao mesmo tempo em que expressam a justiça de Deus.

Virtudes

As virtudes são conhecidas pelo controle dos elementos. Alguns até se referem a eles como “os brilhantes”. Além de serem os Espíritos do Movimento, também ajudam a governar a natureza. Eles também ajudam com milagres. Eles também são conhecidos por seu trabalho incentivando os humanos a fortalecer sua fé em Deus.

Potestades

Os Potestades são considerados Anjos Guerreiros quando se defendem contra o mal, defendendo não apenas o cosmos, mas também a humanidade. Eles também são chamados de Poderes porque têm poder sobre o diabo, a fim de restringir o poder dos demônios.

Eles também ajudam as pessoas que lutam com conselhos de paixões a expulsar qualquer mal promovido pelo inimigo.

Principados

Os Principados têm domínio sobre os anjos inferiores. Eles também direcionam o cumprimento das ordens divinas. São conhecidos como Princípios ou Regras, pois vigiam diretamente grandes grupos e instituições, incluindo nações e a Igreja.

Eles garantem o cumprimento da vontade divina. Embora esses anjos ainda sejam sábios e poderosos, eles estão mais distantes de Deus na hierarquia angélica, de modo que são mais capazes de se comunicar com o homem de maneiras que possamos entender.

Arcanjos

Os arcanjos são chamados os grandes arautos das Boas Novas, porque são enviados por Deus para entregar importantes mensagens à humanidade. Eles são os que se comunicam e interagem conosco.

Acredita-se que Miguel seja o anjo que entregou a inspiração divina de Deus a João no livro do Apocalipse e é conhecido como o protetor da Igreja, protegendo-a do mal. Miguel é mais conhecido por seu papel na expulsão de Lúcifer do céu.

Gabriel é mencionado pela primeira vez no livro de Daniel e ajuda Daniel em sua missão na terra. Mais tarde, Gabriel aparece para Zacarias e a Bem-aventurada Virgem Maria, transmitindo a maior mensagem de sempre que Deus pretendia Encarnar e montar sua barraca conosco.

Rafael é mencionado no Livro de Tobias, para curar Tobias e libertar Sarah de um demônio. Rafael realizou os dois atos, disfarçado de humano.

Anjos

Os anjos estão mais próximos do mundo material e dos seres humanos. Eles entregam as orações a Deus e outras mensagens para as pessoas na terra. Uma das maiores características dos anjos é que eles são mais carinhosos e sociais para ajudar aqueles que pedem ajuda.

Segundo as Escrituras, os anjos têm várias responsabilidades e papéis no Reino de Deus. Em última análise, somos encorajados pelo conhecimento de que os anjos de Deus estão trabalhando.

Há também circunstâncias em que os anjos podem até nos visitar. Deus, que é responsável por criar os anjos, também nos prometeu Sua presença diante das tempestades da vida.