A palavra serafim é derivada da palavra hebraica saraph, que significa queimar. Os serafins são totalmente descritos na Bíblia apenas em uma ocasião. Isso está no livro do profeta Isaías, quando ele está sendo comissionado por Deus para ser profeta e tem uma visão do céu.
Os serafins são os anjos mais próximos de Deus. Eles se concentram em louvar e adorar a Deus por quem ele é e pelo que ele faz, e passam a maior parte do tempo diretamente na presença de Deus no céu.

Os Anjos Serafins servem à Deus
Esses tipos de seres celestiais têm seis asas, mas usam apenas duas para voar. Parece estranho usar asas para cobrir o rosto e os pés. Eles podem muito bem cobrir o rosto porque, estando tão perto de Deus, eles testemunhariam Sua glória plena, que seria poderosa demais para ser contemplada. Os pés são considerados impuros e, portanto, não são dignos de serem mostrados a Deus. (Alguns estudiosos também pensam que pés pode realmente significar genitais.) Não sabemos quantos Serafins existem, mas é mais de um.
Sua posição está voando acima do trono de Deus, ao contrário dos Querubins que estão ao lado/ao redor dele. Seu dever principal é constantemente glorificar e louvar a Deus e eles também podem ser os anjos atendentes pessoais de Deus.
Sua canção eterna “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; toda a terra está cheia de sua glória.” tem sido usado por judeus e cristãos por milhares de anos para se juntar aos anjos no louvor a Deus. Em hebraico, usar a mesma palavra três vezes para descrever algo significa que a pessoa/objeto é totalmente parecida com a palavra. Então, chamar Deus de Santo três vezes significa que Deus é total e perfeitamente santo.
Arcanjos famosos entre os Serafins
Os arcanjos que ajudam a liderar os serafins são Seraphiel, Miguel e Metatron. Seraphiel se concentra mais em dirigir os serafins; Miguel e Metatron ajudam enquanto também cumprem seus outros deveres (Miguel como o líder de todos os santos anjos, e Metatron como o principal arquivista de Deus).
Seraphiel permanece no céu, levando outros anjos serafins a louvar constantemente a Deus através da música e do canto.
Miguel frequentemente viaja entre o céu e a terra cumprindo seus deveres como o anjo encarregado de todos os santos anjos de Deus. Miguel, o anjo do fogo, combate o mal em qualquer lugar do universo com o maior poder do bem e capacita os seres humanos a se libertarem do medo e desenvolverem uma fé mais forte.
Metatron trabalha principalmente no céu, mantendo os registros oficiais do universo. Ele e os outros anjos que ele supervisiona registram tudo o que alguém na história já pensou, disse, escreveu ou fez.
Anjos Serafins ardentes de amor
Os anjos serafins ardem com paixão por Deus que acende o amor ardente que emana deles. A Bíblia e a Torá descrevem o amor como um fogo ardente, como uma chama poderosa (Cânticos de Salomão 8:6). Como os serafins absorvem o amor puro e radiante de Deus enquanto passam o tempo na presença de Deus, completamente envolvidos pela poderosa luz do amor.
Um dos textos sagrados da Cabalá, o Sefer Yetzirah, diz que os anjos serafins vivem perto do trono de Deus em um lugar chamado Beriyah, que é cheio de energia ígnea.
No folclore judaico e em algumas obras cristãs posteriores, os Serafins são considerados o mais alto nível de anjo. Isto é provavelmente por causa de sua proximidade com Deus.
Na arte, os Serafins são frequentemente vermelhos (por causa de seus nomes queimando) e são mostrados segurando uma espada flamejante com as palavras ‘santo, santo, santo’ na lâmina.
O carvão na visão de Isaías, que toca seus lábios, é usado para significar que Isaías agora está purificado e apto para ser profeta. O carvão veio do altar no céu, então teria sido muito poderoso. O fogo também é usado em muitas religiões e crenças como forma de purificar e limpar algo.