Árvore de Natal: saiba como escolher e decorar

Hoje em dia é comum encontrar árvore de natal em quase todas as casas, quer se trate de famílias cristãs ou não, como elemento decorativo da época. Uma árvore de natal lindamente decorada pode acender o espírito natalino de qualquer pessoa!

Árvore de Natal

Existem várias alternativas para você decorar sua árvore de Natal, escolha objetos e enfeites que vão além das bolinhas e dos pingentes. Por exemplo: segundo a tradição alemã devemos incluir doze adornos, para modo a garantir a felicidade desse lar, são eles:

– Uma casa, que significa proteção;

– Um coelho, que significa esperança;

– Uma chávena, que significa hospitalidade;

– Um pássaro, que significa alegria;

– Uma rosa, que significa afeto;

– Um cesto de frutas, que significa generosidade;

– Um peixe, que significa a bênção de Cristo;

– Uma pinha, que significa abundância;

– Um Papai Noel, que significa generosidade;

– Um cesto de flores, que significa bons desejos;

– Um coração, que significa amor;

– Luz, que significa a vida (Cristo).

Na tradição cristã a montagem da árvore deve ser feita no dia 30 de novembro, mas nada impede você de fazer a decoração antes ou depois, esse momento mágico fica ao seu critério.

arvore-de-natal

A localização é importante quando toca a montar ou a trazer um pinheiro para dentro de casa, monte a sua árvore perto da janela. Isso vai ajudar a deixar a parte de fora da sua casa com mais espírito natalino.

Se você optar por usar um pinheiro natural forre o vaso com papel de Natal ou com grinaldas, aplique ornamentos com um pouco de fita-cola ou escolha um vaso bonito e adequado para a época. Nesse caso arrume uma árvore que ainda tenha as pontas dos galhos intactas. Uma árvore tosada é mais barata, mas parece menos natural do que as que têm mais algulhas soltas. O pinheiro artificial, por sua vez, normalmente vem equipado com pés que o sustentam, pés que também podem ser cobertos com um tecido desenhos natalinos.

arvore-de-natal-vaso

As cores são muito importantes, mas como saber quais os tons adequados para o pinheiro? Por exemplo, se é adepto de uma decoração kitsch e colorida, transponha essas ideias para a árvore, fazendo uma combinação de várias cores da época: vermelho, verde, dourado e prateado. Não tenha receio de inovar – um pinheiro pode ainda ser “pintado” de cores menos habituais, caso do azul e do branco ou do amarelo e verde para um visual simultaneamente moderno e elegante. Por outro lado, em vez de utilizar todos os ornamentos de Natal que possui, escolha apenas aqueles em tons de branco e prateado e, no ano seguinte, utilize duas cores diferentes, para uma árvore completamente nova todos os anos!

arvore-de-natal-enfeites

A parte mais difícil da decoração da árvore de Natal é a distribuição dos enfeites, bolas, estrelas, bonecos de neve e iluminação. Para conseguir o equilíbrio desejado e um pinheiro lindo, não se desespere! veja dicas simples:

É importante colocar primeiro as luzinhas, para evitar que os fios apareçam por cima dos enfeites. Isso também garante que a árvore fique iluminada “por dentro”, o que dá um efeito especial. Comece a colocar os enfeites com a árvore acesa. Assim, fica mais fácil identificar “buracos” onde é preciso colocar enfeites maiores ou mais importantes.

Não se limite a pendurar ornamentos apenas nas pontas exteriores dos ramos. Não descuide do interior da árvore, preenchendo-a com decorações de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse.

Pendure primeiro os enfeites maiores, como laços e bolas grandes, depois vá colocando os outros, por ordem de tamanho, até chegar nos menores, que servem para arrematar o espaço que sobrou.

Enfeites maiores devem ficar do meio para baixo da árvore, para não pesar. No topo, arremate com um só mais importante: uma ponteira, uma estrela, um Papai Noel ou mesmo um laço bem grande são ótima opções.

Durante a arrumação, faça pausas e dê um passo para trás para ver, de longe, como está ficando o conjunto e localizar os lugares que estão precisando ser mais preenchidos. Quanto mais cheia, mais bonita árvore fica.

Pode ser divertido envolver toda a família nesse trabalho. Assim, a árvore acaba tendo um pouquinho da colaboração de cada um representada ali, já entrando no espírito de Natal.