Dicas de Feng Shui para o quarto dos filhos

Aprenda a equilibrar a energia do quarto dos filhos segundo a terapia milenar chinesa. Com algumas dicas do Feng Shui podemos tornar esse ambiente um espaço com energia saudável e equilibrado.

Dicas de Feng Shui para o quarto dos filhos

Manter o quarto das crianças em ordem para que elas não se percam em meio à bagunça de brinquedos, roupas, material escolar e tantos outros objetos, não é apenas uma questão de limpeza e organização.

O lugar onde as crianças descansam após um dia ativo deve se manter repleto de harmonia e equilíbrio, para que a energia possa circular propiciando o bem-estar dos pequenos.

O quarto, além de ser o local onde ficamos pelo menos um terço de nossas vidas, tem simbologia especial para crianças e adolescentes.

É nesse espaço que eles começam a criar seu próprio território, em que se sentem seguros e começam a interagir e se integrar à sociedade, por meio das regras, deveres e obrigações.

É também no quarto que ele cresce, brinca, estuda, se veste, recebe os amigos, guarda seus pertences, “fala com o mundo” – pelo telefone ou pela internet – e fica namorando.

Veja abaixo dicas e cuidados para cuidar do quarto dos filhos

– Cuidado com os móveis de frente para a porta: evite que a cama fique de frente ou alinhada com porta do quarto. A energia Chi, responsável pela energização dos comodos, entra pela porta. Como esse fluxo é constante, quando temos um móvel de frente para a porta ele recebe energia em demasia.

O excesso de energia pode provocar irritação, falta de motivação, sono em excesso e inquietude. Se o móvel alinhado à porta for a mesa de estudo, isto poderá atrapalhar o desenvolvimento escolar da criança.

– Quarto da bagunça: existem dois tipos de “bagunça”, a que o próprio filho faz e a que os adultos fazem. Se a criança é a responsável, peça para que ela arrume. Ela tem de aprender sobre deveres e obrigações.

Agora se a bagunça for dos adultos este é um péssimo exemplo, que deve ser imediatamente corrigido.

– Banheiros: este é um pontos mais perigosos da casa por ser um ladrão de energia. Para que esse comodo não roube energia do quarto do filho nem dele, a porta do quarto não deve ficar de frente para o banheiro.

Se isso ocorrer, mantenha as duas fechadas. Se o quarto for suíte, mantenha a porta do banheiro fechada.

Verifique também se pela parede em que a cama está encostada não passam os encanamentos da privada e esgoto. Se for o caso, a cama e seu filho estão ficando sem energia.

– Olhe para cima para evitar dores: muito cuidado com prateleiras e armários sobre a cama e a escrivaninha. Quando isso ocorre, quem fica em baixo pode receber uma pressão energética sobre o corpo, provocando dores no local.

– Cuidado com quartos no final do corredor: o corredor acelera o fluxo de energia Chi. Se no final do corredor há um quarto, por exemplo, a energia que este comodo recebe é muito forte, podendo deixar quem dorme nele agitado, irritado, preocupado e com insonia.

A melhor solução é manter a porta do quarto fechada e pendurar uma esfera facetada no teto do corredor, em geral no lustre, e outra no batente da porta do quarto.

Estimulando as energias

– As cores: muita atenção na hora de escolher a cor que irá predominar no quarto da criança e do adolescente. Algumas devem ser evitadas, como o vermelho, por ser muito vibrante, e tons escuros, que podem deixar o ambiente sombrio e pesado. O azul claro pode deixar seu filho com excesso de sono.

Procure o equilíbrio das cores, mescle tons suaves, claros e pastel com tonalidades vibrantes e quentes. Uma cor que estimula a mente e os estudos é o amarelo. Uma cor que ajuda na comunicação e desinibe seu filho é o laranja, mas só use essa cor em detalhes.

– Estimule a auto-estima: é muito importante estimular a auto-estima dos filhos. Ela é facilmente alcançada quando colocamos no quarto símbolos que nos estimulam.

Podemos colocar nas paredes e prateleiras do quarto medalhas e troféus que seu filho ganhou, o emblema ou foto do time para o qual torce e os pôsteres dos conjuntos preferidos.

– As fotos: estimule seus filhos a fazer um painel de fotos da família e dos amigos em momentos de alegria. O melhor local para colocar esse painel é na parede direita do quarto (à direita de quem está entrando no quarto). Você pode colocar as fotos nas prateleiras da estante e na escrivaninha.

– Canto do estudo: podemos ajudar a estimular a energia do estudo, do conhecimento e da sabedoria colocando a escrivaninha e o computador em áreas próprias para ativá-las.

Um bom local para colocar a escrivaninha é no meio da parede onde fica a porta do quarto -área das tarefas do Feng Shui.

Podemos também colocá-la na área da criatividade -no meio da parede do lado direito de quem entra no quarto.

Outro ponto interessante é o meio da parede em frente à porta de entrada do quarto -área do sucesso.