Dicas para acabar com o mau cheiro na cozinha

É sempre desagradável abrir a geladeira e e sentir um forte cheiro de comida, ou ter de prender a respiração quando se abre a tampa do lixo, mas felizmente existem formas práticas e caseiras muito simples para acabar com o mau cheiro na cozinha.

dicas para acabar com o mau cheiro na cozinha

Confira algumas dicas para acabar com o mau cheiro na cozinha

Acabar com o mau cheiro na Pia da cozinha
Uma limpeza geral após lavar a louça costuma ser suficiente, mas se o mau cheiro persistir, experimente tapar o ralo e jogar água bem quente com raspas de limão ou de laranja durante a noite.

Você também pode ferver um litro de vinagre e jogar no sifão. Assim se livra dos maus cheiros e desinfeta toda a área sem recorrer a produtos químicos.

Acabar com o mau cheiro na Geladeira e congelador
É importante que tenham uma limpeza regular e que não estejam abarrotadas de coisas, até porque evita o excesso de consumo de energia.

Pelo menos uma vez por mês, reveja prazos de validade e verifique o estado dos alimentos. Limpe as prateleiras com um simples pano embebido em água quente e detergente.

Ou recorra à velha solução de 50% vinagre, 50% água. Outro truque é colocar um pouco de café em pó numa vasilia, trocando de três em três dias, para absorver o mau cheiro.

Acabar com o mau cheiro no Lixo
Sempre que o lixo cai para fora do saco, é essencial lavar com água e detergente.

No dia-a-dia, esfregar com sumo de limão ou cascas de laranja ajuda a evitar maus odores. A separação dos resíduos é muito importante: plásticos, papel e vidro devem ficar em contentores separados e serem reciclados devidamente.

Acabar com o mau cheiro nas Caixas, tupperwares e outros
Quando são sujeitos a anos e anos de uso, temperaturas extremas, cortes, etc. podem acabar se deformando.

Antes de os jogar fora, e porque não estamos em época de desperdício, experimente deixá-los algumas gotas em água quente e bicarbonato de sódio.

Acabar com o cheiro de Frituras
Nada mais enjoativo do que tomar o café da manhã com o cheiro das frituras do dia anterior.

Há uma solução muito prática: espetar alguns cravos-da-Índia numa laranja e deixar atuar na cozinha durante a noite. O mau cheiro desaparece.

Há também quem jogue um pouco de vinagre num frasco aberto, escondido da vista, ou quem coloque uns paus de canela em água fervente enquanto cozinha, para contrabalançar o odor do óleo.

Geral
Claro que há nada como a rotina de bons hábitos de limpeza para manter toda a cozinha livre de maus cheiros.

Mas um jardim vertical de ervas aromáticas pode contribuir bastante para um aroma agradável durante todo o ano, com a vantagem de poder ter sempre pratos bem temperados.

Dicas naturais que além de eliminarem os maus odores, também perfumam todo o ambiente.

Eliminar os maus odores com baunilha
Você pode misturar gotas de extrato de baunilha com água e passar sobre os móveis de madeira e nas lâmpadas, assim quando acenderem a lâmpada o odor de baunilha se espalhará.

Eliminar os maus odores com café

Também é um bom desodorizante de espaços, basta colocar uma vasilha com um pouco de café, seja usado ou não, com isso conseguirá um delicioso aroma em sua casa ou cozinha.

Eliminar os maus odores com cítricos
Utilizando cascas de limão e laranja, pode-se queimá-las ligeiramente com um isqueiro e, depois disso, desprenderão um bom aroma por toda a casa.

Eliminar os maus odores com sal
Muito apropriado para eliminar os odores fortes. Colocar meia xícara de sal sobre a área que deseja limpar, adicionar um pouco de água fria e limpar como faz normalmente.

Eliminar os maus odores com Lenços umedecidos
Se você colocar no fundo do bote de lixo, eliminará os seus maus odores.

Eliminar os maus odores com Vinagre branco
Colocar no fogo um pouco de vinagre branco, servirá para eliminar o odor de peixe, por exemplo.

Eliminar os maus odores com Limão e cravos
Colocar uma xícara e meia de água, três limões picados e cravos em pau para ferver. Isso ajudará a eliminar o cheiro de queimado, por exemplo.

Eliminar os maus odores com Suco de limão
Pode ser usado para tirar o odor de alho e cebola se misturá-lo com água.

Eliminar os maus odores com Tomilho, alecrim ou folha-de-louro
Colocar qualquer um deles sobre uma superfície quente para que desprendam seu aroma em forma de vapor.

Eliminar os maus odores com Canela
Se ferver um pouco de canela e água, ajudará a eliminar o odor de peixe que fica em nossa cozinha.

Eliminar os maus odores com Água sanitária
Misturar meia xícara de água sanitária com água fria para colocar no lava-louças. Deixar agir por 20 minutos e depois enxaguar com água. Assim, você eliminará o mal odor da máquina.