Saiba quais são e como usar plantas que ajudam a dormir melhor

A insônia está cada vez mais presente na vida de muitas pessoas, vivemos em meio ao estresse e a ansiedade. Felizmente sabendo usar algumas plantas podemos ter uma noite calma, tranquila e de descanso.

plantas-insonia
Saiba quais são e como usar plantas que ajudam a dormir melhor:

Erva-de-são-joão
A Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) tem mecanismo de ação análogo ao de alguns antidepressivos e, por isso, suas cápsulas combatem quadros de insônia ligados à depressão. Mas seu uso demanda cautela por certa imprevisibilidade durante o uso.

Verbena
A verbena, muito comum na Europa e no norte dos EUA, ajuda o cérebro a acalmar. O ideal são entre duas a três xícaras de chá desta planta por dia.

Alface
A alface atua como um calmante natural de grande eficácia! Além de tratar casos como insônias, também é importante no tratamento do nervosismo ou ansiedade. O talo da alface, é rico em uma substância denominada de lactucina. Essa substância atua no nosso organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insônias. Basta colocar água para ferver e deixar os talos da alface entre cinco a dez minutos em infusão, coar e beber.

Flor da laranjeira
A flor da laranjeira é (re)conhecida pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. A sua destilação gera um óleo que pode ser usado para borrifar a almofada, adicionar à água do banho ou aplicar numa massagem.

Camomila
A Organização Mundial de Saúde já reconheceu o uso da camomila como um calmante natural que ajuda a combater insônias mais leves. Faça uma infusão com uma colher de sopa de camomila seca com água fervente e beba depois do jantar.

Passiflora ou Flor do maracujá
As propriedades sedativas da passiflora ou flor do maracujá são quase tão conhecidas como a beleza exótica da sua flor. Para dormir melhor, deve tomar o equivalente a entre 0,5 à 2g, em cápsula, três a quatro vezes por dia.

Tília
Originária da Europa, a tília também integra esta lista. Ferva três a quatro flores desta planta em água e beba várias vezes ao dia.

Lúpulo
O lúpulo contém uma substância poderosa que tranquiliza o cérebro. A melhor forma de o ingerir é, seco, em infusão. Para isso, ferva entre 0,5g e 1g em 250 ml de água. Também pode recorrer a cápsulas desta planta.

Rooibos
Como não contém cafeína, o chá de rooibos é outra solução natural a que pode recorrer. Se tem insônias, beba entre duas a três xícaras por dia.

Valeriana
Os romanos já usavam a valeriana para combater palpitações e arritmias e a sua ação contra o stresse e a ansiedade está longe de ser uma novidade. Pode ingerir esta planta em suplementos ou usar as suas raízes para fazer uma infusão.

Lavanda
O óleo essencial de lavanda ajuda a tratar situações de agitação, ansiedade e nervosismo, melhorando consecutivamente a qualidade do sono. Disponha algumas gotas na almofada ou pulverize o ar antes de adormecer.

Melissa
Um estudo internacional revelou que a melissa, combinada com a valeriana, consegue ser quase tão eficaz como o triazolam, um soporífero químico. Além de a ingerir em infusão, pode recorrer à sua versão em óleo para massagear o pescoço e a parte superior da coluna vertebral antes de se deitar.