Como superar a depressão com a ajuda de Deus

Como superar a depressão com a ajuda de Deus

Como superar a depressão com a ajuda de Deus? “Por isso não tema, pois estou com você, não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei, eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”. (Isaías 41:10)

A depressão é um dos distúrbios psíquicos ao qual todos nós estamos sujeitos. Uma das causas mais comuns da depressão é a repressão que ocorre quando enterramos sentimentos dolorosos e negativos dentro de nós mesmos, bloqueando todos os tipos de pensamentos e sentimentos confusos, distorcidos e penosos.

A depressão é destrutiva. Tristeza é um sentimento natural mas passa. Quando dura muito tempo, sem tempos de alegria, pode ser um sintoma de depressão, mas, podemos superar a depressão com a ajuda de Deus.

Os sentimentos negativos, dolorosos e de tristeza tem de ser extravasados. Para isso é preciso discenir o que é bom ou mal para nós. Discenir é uma forma de espiritualidade, de oração, de busca da vontade de Deus.

Superando a depressão através da fé

Durante a depressão pode parecer que Deus está longe ou não gosta de você. Isso não é verdade. Mesmo nos momentos de maior tristeza, angústia, quando você se sente sozinho, Deus está com você. Não há nada que pode separar você do amor de Deus. Ter depressão não significa que Deus lhe abandonou. Em todos os momentos da vida Deus está do seu lado para lhe ajudar.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. (Jeremias 29:11)

Deus tem planos bons para você, não desanime, não perca a esperança. Quando você pensar em desistir, ficar desiludido com a vida, confie em Deus. Saiba que seu futuro está nas mãos de Deus e Seus planos para você são muito bons. O povo de Israel também não via saída, mas Deus lhes abriu o Mar Vermelho. Deus vai fazer um milagre e transformar sua vida.

Vencendo a depressão

Lute contra a depressão, você não está sozinho, tenha e confie em Deus. Ele promete que a tristeza passará, acredite nisso. Procure ajuda, encontre um pastor, Padre, líder religiosos ou psicólogo que pode lhe ajudar na sua situação específica.

Não se isole, ter companhia pode ser difícil durante a depressão, mas faça o esforço, amigos levantam o ânimo e confortam. Procure coisas para fazer, mesmo se são só atividades ou trabalhos pequenos, a mente ocupada tem menos tempo para ser negativa.

A oração também pode ajudar, peça ajuda a Deus, conte para Ele tudo que você está passando, com Deus você pode ser completamente honesto e Ele ainda lhe vai amar. Mude seu pensamento, se obrigue a pensar em coisas positivas e agradeça a Deus por elas, não deixe a depressão vencer.

Obs: Trate dos sintomas físicos, uma doença, uma má dieta ou falta de exercício físico podem causar e piorar a depressão. tome conta do seu corpo.