Pensamento criativo: saiba como usar e potencializar sua criatividade

criatividade

Pensamento Criativo

O pensamento criativo é cada vez mais necessário e exigido, independentemente da área de atuação. Ele é a capacidade com maior potencial no intelecto humano. Quanto mais se treina a imaginação, melhor se desenvolve o raciocínio.

A criatividade requer uma mente aberta e disposição para enfrentar os problemas do cotidiano e pensar em maneiras melhores de executar determinadas tarefas. Invista mais em seu lado criativo, exercitando a mente e adotando hábitos que estimulam e desafiam o cérebro.

Como usar e potencializar sua criatividade

Seja mais curioso sobre as pessoas

Geralmente, a criatividade está relacionada a capacidade de encontrar boas soluções para problemas na vidas das pessoas. Por isso, é importante prestar atenção nela, observá-las, além de se interessar e perguntar mais sobre a vida delas com ouvidos e mente abertos.

Melhore sua cultura

Ler mais, assistir a novos filmes, investir em programas diferentes – como viajar, aprender mais sobre teatro, música, artes e outros assuntos que te interessem – são hábitos fundamentais para adquirir bagagem cultural. Desafiar o intelecto é importante para sair da zona de conforto e mudar a maneira de pensar.

Anote suas ideias

Confiar somente na memória para guardar boas ideias é perigoso. Para não correr o risco de esquecê-las, anote-as sempre em algum lugar. Além disso, ao ler seus próprios pensamentos fica mais fácil melhorá-los e criar outros a partir deles.

Questione mais

Em vez de aceitar e acreditar em todos os padrões que chegam a você, procure questioná-los mais. Tome suas decisões por conta própria e não deixe que modelos de vida pré-fabricados tomem conta do seu dia a dia.

Não despreze seus instintos

A criatividade está bastante relacionada à intuição e ao sentimento. Quando tiver uma ideia, tire um tempo para pensar sobre e acredite no seu próprio potencial: intimidar-se à primeira crítica pode fazer com que você perca grandes oportunidades.

Seja proativo

Em vez de esperar que as pessoas peçam algo para você, adiante-se, ofereça-se para ajudar, dê ideias para solucionar o problema quando vir algo de errado.

Busque novas experiências

Pessoas criativas não têm problemas em se expor a novas situações porque as novas experiências despertam sua curiosidade e as permitem ganhar novos conhecimentos. Sair da zona de conforto é uma excelente maneira de afiar a mente.

Tire um tempo para refletir

Desacelerar o pensamento é um atividade importante para reorganizar as ideias e deixá-las mais claras. Tirar um tempo para meditar, por exemplo, pode te ajudar a recuperar o foco e fortalecer a memória.