Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam com pessoas boas, a fim de lhes ensinar lições, discipliná-las, melhorar seu caráter, encorajá-las a depender dele, etc.

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

Existem duas maneiras de analisar esta questão. Antes de tudo, tecnicamente falando, não há pessoas boas. A Bíblia diz em Romanos 3:12 : “Todos se afastaram. Juntos, eles se tornaram inúteis. Não há quem faça o bem. Não existe nem um.”

A razão pela qual não há quem é bom é que somente Deus é verdadeiramente bom. Lucas 18:19 diz: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, exceto somente Deus.” Deus é o padrão de justiça, e todos nós não atingimos esse padrão ( Rm 3:23 ). Portanto, realmente não existem pessoas boas e coisas ruins para lhes acontecer.

Por outro lado, do ponto de vista humano, existem pessoas decentes que são muito agradáveis. Eles são honestos, não mentem, não roubam e tratam as pessoas muito bem. Portanto, apesar de não serem perfeitas, estão tentando fazer o que é certo.

Então, por que Deus permitiria que coisas ruins lhes acontecessem? A resposta mais fácil está no efeito do pecado. O pecado está no mundo e afeta todos em diferentes graus. Certa vez, ouvi uma ilustração em que alguém dizia que quando alguém lança uma granada na multidão, uma pessoa é atingida, mas outra não. É assim que o pecado é. Afeta as pessoas de maneira diferente, algumas e outras um pouco.

Além disso, Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam com pessoas boas, a fim de lhes ensinar lições, discipliná-las, melhorar seu caráter, encorajá-las a depender dele, etc.

Sabemos pelas Escrituras que nada ocorre sem a permissão de Deus ( Efésios 1:11 ). Também sabemos que Deus é bom, por isso devemos concluir que ele permite que coisas ruins ocorram porque elas estão de acordo com seu plano soberano e, no final das contas, isso funcionará para o bem, especialmente para aqueles que o amam ( Romanos 8:28 ).

Além disso, pense sobre isso. Se queremos que Deus impeça que coisas ruins aconteçam com pessoas boas, onde deve ser traçada a linha? Quão boa deve ser uma pessoa para ser salva de coisas ruins? Ou, em que nível ruim queremos que Deus pare? Que tal uma coisa ruim que pode levar a uma coisa boa, como a crucificação de Jesus? Deverão parar coisas tão ruins quando podem levar a um bem maior? Além disso, o que constituiria algo ruim? O que é ruim para uma pessoa pode não ser ruim para outra.

Portanto, em última análise, torna-se difícil responder à questão quanto mais a olhamos, então a melhor coisa a fazer é confiar que Deus permite que as coisas aconteçam conosco por uma razão.