Significado e simbolismo espiritual das rosas

O significado e simbolismo espiritual das rosas são conhecidos por quase todos em algum nível, caso contrário, não seria a flor mais popular enviada em ocasiões especiais. Conheça a riqueza do significado das rosas e seu simbolismo exuberante.

Significado e simbolismo espiritual das rosas

A rosa é um símbolo de alguns elementos muito poderosos. E não é de admirar. As rosas são belíssimas para os olhos e seu aroma é igualmente espetacular.

Com uma presença tão impressionante, a rosa deve despertar a atenção na cultura humana e, portanto, tem significados simbólicos antigos ao longo da história humana.

Algumas palavras-chave úteis referentes ao significado simbólico de rosa…

Significados simbólicos da rosa

  • Amor
  • Honra
  • Beleza
  • Paixão
  • Sabedoria
  • Intriga
  • Devoção
  • Sensualidade
  • Atemporalidade

A numerologia também se associa ao simbolismo da rosa. Por exemplo, na arte do renascimento, uma rosa com oito pétalas é uma mensagem de renascimento e renovação.

Vemos um tema de parceria entre a rosa e os números na Maçonaria, onde três rosas são simbólicas de um princípio norteador. Cada uma das três rosas vistas na simbologia da Maçonaria indica o significado triplo de:

  • Amor
  • Vida
  • Luz

Nos textos alquímicos e na arte, uma rosa com sete pétalas é um símbolo de inclusão, compreensão e ordem universal. Presumivelmente, porque na numerologia pitagórica o número sete é icônico da perfeição no desdobramento específico do universo, bem como da compreensão humana.

significado e simbolismo espiritual das rosas – Cultura e Mito

Na mitologia, o significado de rosa está associado à deusa do amor Afrodite (grega), que muitas vezes era retratada adornada com rosas em volta da cabeça, pés e pescoço.

Na tradição, rastreamos essa associação quando descobrimos que uma roseira crescia dentro da poça de sangue derramada pelo amante morto de Afrodite (Adonis).

Podemos interpretar o simbolismo aqui de várias maneiras. A interpretação mais comum é que a rosa simboliza um amor imortal ou uma união que nunca desaparecerá – nem no tempo nem na morte.

Da mesma forma, na tradição cristã, diz-se que uma roseira cresceu no local da morte de Cristo. Seu serviço de sangue é freqüentemente associado a uma rosa vermelha, combinada com seus espinhos, e assim simboliza o sacrifício final.

Além de ser um símbolo do amor, a rosa também é portadora simbólica de segredos ou entendimento tácito. O termo “sub rosa” significa sob a rosa e vem da prática de romanos pendurando rosas nas mesas de reunião.

Aqui entendeu-se que qualquer coisa dita nesta mesa, sob as rosas penduradas, era proibida de ser repetida em outro lugar.

Buscando o significado simbólico da rosa de uma perspectiva esotérica, podemos olhar para o Tarô, no qual a rosa é considerada um símbolo de equilíbrio. Aqui a beleza da rosa expressa promessa, novos começos, esperança.

Essa beleza é contrastada com seus espinhos, que representam defesa, fisicalidade, perda, falta de consideração.

A rosa é vista nos arcanos principais como: Cartas de Mago, Força, Morte e Louco. Todas essas cartas têm fortes significados de equilíbrio e equilíbrio.

O significado e simbolismo espiritual das rosas também é encontrado em sua cor: os significados da cor da flor podem ser encontrados aqui .

Significados da cor das rosas

Rosa Amarela: Alegria, Proteção contra amantes invejosos, Amor maduro
Rosa Branca: Pureza, Santidade, Admirador Secreto, Misticismo
Rosa vermelha: sacrifício, amor imortal, saúde, memorial, paixão
Rosa Rosa: Primeiro amor, Inocência, Cura

Em resumo, a rosa tem muitos significados simbólicos diferentes. É profundo na história e fornece uma fragrância delicada. Esperamos que você tenha gostado desse significado e que ele tenha demonstrado como as rosas são especiais!