Como pregar a palavra de Deus?

Saiba como pregar a palavra de Deus. Pregar é uma tarefa fácil, mas como tudo na vida, você deve se dedicar para aprender o conhecimento das Escrituras.

Como pregar a palavra de Deus?

Para quem quer aprender a pregar a Palavra de Deus, é importante saber que não é preciso muita informação, nem mesmo métodos, todos são chamados para pregar a palavra.

Pregar tem como sinônimo passar ensino, conduzir o ouvinte a atentar para o que está sendo ensinado e levá-lo à prática.

Pregar a palavra de Deus é uma tarefa fácil, mas como tudo na vida, você deve se dedicar para aprender o conhecimento das Escrituras, é claro, não deve se limitar aos momentos em que o pregador vai ministrar a Palavra.

Muitas pessoas que hoje sabem pregar quando começaram ficavam inseguras, com medo de cometer erros, mas isso acontecia por que elas não sabiam técnicas de como pregar a palavra de deus com unção, muitas delas até pregavam, mas não tinham ousadia e autoridade e isso acontecia por que ninguém tinha ensinado elas.

Você pode pregar de várias maneiras diferentes, não existe uma única fórmula para pregar: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). No entanto, a Bíblia dá vários conselhos sobre como pregar a palavra de Deus.

Algumas pessoas são chamadas para pregar com sermões e estudos bíblicos, mas todos podemos pregar de outras maneiras.

Existem as pregações espontâneas onde aquele que deseja falar da Palavra de Deus, é levado pelo ímpeto do Espírito Santo, a fazer isso em qualquer lugar, em qualquer ocasião para qualquer número de pessoas, tanto um grupo ou um único indivíduo.

O Espírito de Deus age conforme a palavra é pregada, mas tem um detalhe muito importante, no início da pregação é apenas você falando. A sua missão como pregador é chamar atenção das pessoas, fazer as pessoas se interessarem pelo que você esta falando.

O pregador precisa estar consciente da palavra de Deus, como diz Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Isso significa tomar cuidado ao preparar a pregação, procurando a orientação de Deus e procurando a interpretação correta das Escrituras. Preparação cuidadosa mostra respeito pela palavra de Deus.

Como se preparar para uma pregação

Cada pregador é diferente e tem seu próprio estilo de pregação. Com o tempo e a experiência, você vai desenvolver sua maneira própria de pregar.

No entanto, toda pregação deve ter uma estrutura básica: Princípio, a apresentação do assunto da pregação. Meio, o desenvolvimento do assunto, com exemplos, argumentos, etc. Fim, a síntese das ideias principais da pregação.

Também é importante ter em conta outros aspectos:
Buscar orientação de Deus em oração e/ou jejum, estudar a Palavra para encontrar os textos apropriados ao assunto que deseja ensinar, aprender como pregar observando outros pregadores, ler esboços de pregações e estudar com cuidado, comparando versículo com versículo, para não fazer interpretações precipitadas que possam levar os ouvintes ao erro, escrever seu próprio texto.

Outro aspecto muito importante, senão o mais, é que aquele que se dispõe a pregar o Evangelho de Jesus Cristo, precisa estar em contínua comunhão com Ele, andando em obediência à Verdade, para que não se torne um pregador hipócrita, ensinando aquilo que não vive.

A bíblia por si só é uma revelação, mas também existem muitos outros livros, artigos na internet ou cursos bons que ajudarão você a pregar a Palavra.

É importante, para aquele que quer ser um exímio pregador, ter humildade para ouvir e aprender a todo instante. Para isso, Deus capacitou seus servos para que pudessem ensinar algumas coisas importantes que nunca podem passar desapercebido por um grande preletor.