Veja previsão do Horóscopo do dia para todos os signos

ÁriesTouroGêmeosCâncerLeãoVirgemLibraEscorpiãoSagitárioCapricórnioAquárioPeixes

Qual é a diferença entre o ascendente, o signo solar e o signo lunar?

ascendente, signo solar, signo lunar
Signo Ascendente
O signo ascendente informa como iniciamos as coisas em nossa vida, pela primeira vez, pois marca a nossa primeira entrada no mundo dos quatro elementos. Uma série de outros fatores intervém na análise desse comportamento espontâneo.

Dependendo do dia de nascimento, a pessoa que tem o mesmo ascendente que outra poderá ter em seu mapa astral o planeta regente do ascendente em signos diferentes, auferindo nuances diferentes para cada um. Por exemplo, duas pessoas têm o mesmo signo ascendente, Sagitário. As duas terão traços principais semelhantes no comportamento espontâneo. Ambas podem ter vontade de viajar, conhecer outros países e pessoas, gostar de andar a cavalo, ter facilidade para línguas e esportes e adorar aventuras. Mas, se no mapa de uma delas o planeta regente Júpiter encontra-se em Escorpião, isso acrescenta uma nuance diferente ao seu comportamento e forma física do que da outra pessoa, cujo Júpiter natal estava no signo de Sagitário. A primeira tenderá a ser mais cautelosa ou controladora do que a segunda.

Signo Solar
O signo solar indica o senso de identidade de cada um, a maneira de entender o mundo e a forma pela qual somos capazes de agir como sóis na comunidade familiar ou social em que vivemos. O Sol é símbolo da vida, ele aglutina planetas em torno de si. Ele simboliza a força criadora, onde somos criativos, líderes e temos algo a ensinar aos outros e a realizar na vida. A casa astrológica em que o Sol natal se encontra representa a área da vida em que precisamos nos realizar, para termos um sentido profundo de estarmos vivos e atuantes. Aqui também alguns outros fatores entram na consideração da identidade pessoal.

Por exemplo, duas pessoas podem ter o mesmo signo, ou seja, terem nascido no mesmo intervalo de dias que marca a passagem do Sol em, digamos, Virgem. Em um caso, porém, o planeta regente, Mercúrio, estava transitando o próprio signo de Virgem, e em outro, talvez estivesse em Libra. Essa diferença é importante pois acrescenta mais informações a respeito da forma como a pessoa irá usar seus talentos criativos para se expressar na vida e se impor no ambiente. Mas existem outras diferenciações menores. Dependendo do dia de nascimento, aquelas duas pessoas cujo signo natal é Virgem podem ter nascido em decanatos diferentes, o que enriquece a análise. Podem ainda ter o grau do Sol natal em outras divisões menores do Zodíaco, denominadas termos, o que interfere também no resultado geral.

Signo Lunar
O signo lunar é o signo em que a Lua transitava no dia e hora em que nascemos. Ele dá informação a respeito de como recebemos os condicionamentos dados pela família e sociedade. Informa como tendemos a ver nossas mães, como lidamos com nossas emoções, sentimentos, intuição e senso de segurança pessoal. As mesmas considerações que aplicam ao signo ascendente e ao solar se aplicam aqui também. Uma Lua natal em Câncer indica uma resposta emocional ao ambiente bem diferente de uma Lua natal em Capricórnio. A primeira age com emoção e procura o conforto espontaneamente. A segunda teme por sua segurança emocional, é cautelosa e tende à tristeza. Na astrologia médica estas informações são muito importantes.