Orações a São Cosme e Damião

No dia 27 de setembro é comemorado o dia de São Cosme e Damião, os santos médicos. Eles são conhecidos como protetores das crianças, doentes e necessitados. Padroeiros dos Médicos e Farmacêuticos.

Orações a São Cosme e Damião

Aprenda a oração de São Cosme e Damião para atrair bençãos

Oremos:
“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do céu.
São Cosme e Damião, rogai por nós.”

Oração de São Cosme e Damião para cura:
“São Cosme e Damião, amigos nossos, a vocês nos colocamos em oração pedindo pela cura.
A saúde é frágil mas os santos podem fortificá-la e blindá-la de todo o mal.
Sabemos que nem sempre conseguimos encontrar consolo, mas em vocês aguardaremos por auxílio.
Sabemos que são bondosos e verdadeiros, sabemos que são auxiliares poderosos.
A vocês cedemos a nossa prece e também a nossa fé. Atendam-nos, mesmo que não mereçamos. Amém!”

História de São Cosme e Damião

Cosme e Damião nasceram em uma cidade chamada Egeia e tinham mais três irmãos. O pai foi perseguidor na guerra contra os cristãos. Segundo a tradição, eles usavam a fé, aliada a conhecimentos médicos, para curar doentes, muitas vezes à beira da morte, não cobrando nada pelo tratamento.

A cada consulta que realizavam, mais pessoas eram convertidas a fé. Com isso, o governante de seu país mandou prendê-los, uma vez que era contra o cristianismo.

Negando-se a se retratarem mediante o líder perseguidor, foram torturados e decapitados. Seus irmãos também foram mortos, uma vez que se juntaram aos gêmeos na batalha contra os perseguidores aos cristãos.

Os irmãos foram reconhecidos como santos a partir do século 6º. Por terem sido médicos, São Cosme e São Damião são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros.

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo candomblé e pelos centros de umbanda onde são associados aos ibejis, que trazem bem estar por onde passam, possuem conhecimento de desfazer feitiços e auxiliam na cura de enfermidades.

Acredita-se ainda que trazem alegria, deixando harmonia e felicidade no ambiente a sua volta, descarregando o ambiente de energias densas, trabalham na caridade, auxiliando principalmente, pessoas em situações de desamparo, fragilizadas, como crianças, idosos, enfermos. Têm a inocência das crianças consigo, gostam de doces, frutas doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, no Brasil, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados. Na Bahia, as pessoas comemoram oferecendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.