O que é fé? Como a Bíblia define a fé?

Fé é definida como crença com forte convicção, firme crença em algo para o qual pode não haver prova tangível, confiança completa ou devoção. A fé é o oposto da dúvida.

O que é fé? Como a Bíblia define a fé?

Nos dicionários a fé é definida como “crença inquestionável que não requer prova ou evidência; crença inquestionável em Deus, princípios religiosos”.

Qual o significado de fé?

A Bíblia dá uma breve definição de fé em Hebreus 11: 1:

“Fé é ter certeza do que esperamos e certo do que não vemos”. O que esperamos? Esperamos que Deus seja confiável e honre suas promessas. Podemos ter certeza de que suas promessas de salvação, vida eterna e um corpo ressuscitado serão nossas um dia, com base em quem Deus é.

A segunda parte desta definição reconhece nosso problema: Deus é invisível. Também não podemos ver o céu. A vida eterna, que começa com nossa salvação individual aqui na terra, também é algo que não vemos, mas nossa fé em Deus nos torna certos dessas coisas. Novamente, contamos não com provas científicas tangíveis, mas com a absoluta confiabilidade do caráter de Deus.

Onde aprendemos sobre o caráter de Deus para que possamos ter fé nele? A resposta óbvia é a Bíblia, na qual Deus se revela completamente a seus seguidores. Tudo o que precisamos saber sobre Deus é encontrado lá, e é uma imagem precisa e profunda de sua natureza.

Uma das coisas que aprendemos sobre Deus na Bíblia é que ele é incapaz de mentir. Sua integridade é perfeita; portanto, quando ele declara a Bíblia verdadeira, podemos aceitar essa afirmação, com base no caráter de Deus.
Muitas passagens da Bíblia são impossíveis de entender, mas os cristãos as aceitam por causa da fé em um Deus confiável.

Porque precisamos ter fé?

A Bíblia é o livro de instruções do cristianismo. Não diz apenas aos seguidores em quem ter fé, mas por que devemos ter fé nele.

Em nossa vida cotidiana, somos atacados por todos os lados por dúvidas. A dúvida era o segredo do apóstolo Tomé, que viajou com Jesus Cristo por três anos, ouvindo-o todos os dias, observando suas ações, até observando-o ressuscitar pessoas dentre os mortos. Mas quando se tratava da ressurreição de Cristo, Tomé exigia prova:

Então (Jesus) disse a Tomé: “Coloque seu dedo aqui; veja minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a ao meu lado. Pare de duvidar e crer.” (João 20:27)

Tomé era o mais famoso duvidoso da Bíblia. Do outro lado da moeda, no capítulo 11 de Hebreus, a Bíblia apresenta uma lista impressionante de crentes heróicos do Antigo Testamento. Esses homens e mulheres e suas histórias se destacam para incentivar e desafiar nossa fé.

Para os crentes, a fé inicia uma cadeia de eventos que finalmente leva ao céu:

– Pela fé através da graça de Deus, os cristãos são perdoados. Recebemos o dom da salvação pela fé no sacrifício de Jesus Cristo.

– Confiando totalmente em Deus pela fé em Jesus Cristo, os crentes são salvos do julgamento de Deus sobre o pecado e suas conseqüências.

– Finalmente, pela graça de Deus, nos tornamos heróis da fé, seguindo o Senhor em aventuras cada vez maiores na fé.

Fé: Como a conseguimos?

Infelizmente, um dos grandes equívocos na vida cristã é que podemos criar fé por conta própria. Nós não podemos.

Lutamos para estimular a fé fazendo obras cristãs, orando mais, lendo mais a Bíblia; em outras palavras, fazendo, fazendo, fazendo. Mas as Escrituras dizem que não é assim que as obtemos:

“Porque é pela graça que vocês foram salvos, através da fé, e isso não é de vocês mesmos, é um presente de Deus. Outra fonte: “Peça a Deus para trabalhar fé em você, ou você permanecerá para sempre sem fé, não importa o que você deseje, diga ou possa fazer.”

Lutero e outros teólogos dedicaram grande parte ao ato de ouvir o evangelho sendo pregado:

“Pois Isaías diz: ‘Senhor, quem creu no que ouviu de nós?’ Então a fé vem do ouvir, e ouvir através da palavra de Cristo.” (É por isso que o sermão se tornou a peça central dos cultos protestantes. A Palavra de Deus falada tem poder sobrenatural para construir fé nos ouvintes. A adoração corporativa é vital para promover a fé quando a Palavra de Deus é pregada.

Quando um pai perturbado veio a Jesus pedindo que seu filho possuído por demônios fosse curado, o homem proferiu este apelo comovente:

“Imediatamente o pai do garoto exclamou: ‘Eu acredito; ajude-me a vencer a minha incredulidade!’” (O homem sabia que sua fé era fraca, mas teve o suficiente para procurar o lugar certo para pedir ajuda: Jesus.