Quem é Deus? Como Ele é?

Quem é Deus?

Deus é o ser divino, é pura existência, eterno, infinito, é o criador, sustentador de todas as coisas, a fonte de tudo aquilo que possui existência. Deus tem com a humanidade uma relação como a de um pai com seus filhos. Assim, os seres humanos, em geral, às vezes são chamados filhos de Deus.

Deus não teve um começo, ele mesmo é o Pai da eternidade. A resposta para a pergunta, Quem é Deus? está clara quando Ele próprio disse à Moisés:

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração” (Ex 3:14-15).

Deus é o ser supremo Criador de todo o universo:
“Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil;” (Jeremias 32:17)

A grandeza de Deus pode ser constatada através de Sua Onipresença, pois para Deus não há espaço nem tempo. Por exemplo, Ele não precisa se deslocar para agir, Ele está presente o tempo todo, em todos os lugares.

O caminho que nos leva à Deus

O salmo 139 abre com a verdade gloriosa da onisciência de Deus. Esse texto diz:
“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” (Salmo 139.1-6)

Como conhecer Deus?

Para nós é muito difícil entender o que Deus é, quem Deus é e como Deus é, por isso Ele decidiu revelar-se a nós de uma forma que dá para compreender. Ele é indefinível, infinito, inominável e também imprescindível para as nossas vidas. Não é difícil conhecê-lo, basta querer ser seu amigo e pedir perdão por rejeitá-lo.

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)

Conhecer a Deus é a razão da própria vida eterna, e a vida eterna é essa, disse Jesus, conhecer a Deus, o único Deus vivo e verdadeiro, e a Jesus Cristo, a que enviaste. Jesus Cristo disse: que me ver a mim vê meu pai. Quando você vem para Jesus, quando você se entrega para Jesus, quando você confia em Jesus, e põe sua fé em Jesus, você conhece o verdadeiro Deus, porque Jesus representa Deus, veio revelar Deus, ele e o pai têm a mesma substância, quem olha para Jesus, vê o próprio Deus. Este Jesus pode tomar você pela mão e levar você para o Pai e dar a você a vida eterna.

Deus também nos deixou a Bíblia, um livro todo que fala sobre Ele. Se você quer saber mais sobre Deus, leia a Bíblia.