Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

A diferença entre ateu e agnóstico


As palavras ateu e agnóstico evocam várias percepções e significados diferentes. Quando se trata de questionar a existência de deuses, o assunto é complicado e muitas vezes incompreendido.

A diferença entre ateu e agnóstico

Além disso, existe um equívoco comum de que o agnosticismo é de alguma forma uma posição mais “razoável”, enquanto o ateísmo é mais “dogmático”, em última análise indistinguível do teísmo, exceto nos detalhes. Este argumento não é válido porque deturpa ou entende mal tudo o que está envolvido: ateísmo, teísmo, agnosticismo e até a natureza da própria crença.

Vamos explorar as diferenças entre ser ateu e agnóstico e limpar o ar de qualquer preconceito ou má interpretação.

O que é ateu?

Um ateu é alguém que não acredita em deuses. Este é um conceito muito simples, mas também é amplamente mal compreendido. Por esse motivo, existem várias maneiras de declarar isso.

Ateísmo é a falta de crença nos deuses; a ausência de crença nos deuses; descrença em deuses; ou não acreditar em deuses.

A definição mais precisa pode ser que um ateu é alguém que não afirma a proposição “pelo menos um deus existe”. Esta não é uma proposição feita por ateus. Ser ateu não requer nada ativo ou mesmo consciente por parte do ateu. Tudo o que é necessário não é “afirmar” uma proposição feita por outros.

O que é um agnóstico?

Um agnóstico é alguém que não afirma saber se existem deuses ou não. Essa também é uma ideia descomplicada, mas pode ser tão incompreendida quanto o ateísmo.

Um grande problema é que o ateísmo e o agnosticismo lidam com questões relacionadas à existência de deuses. Considerando o ateísmo envolve o que uma pessoa faz ou não acreditar, agnosticismo envolve o que uma pessoa faz ou não sabe. Crença e conhecimento estão relacionados, mas ainda assim questões separadas.

Há um teste simples para saber se alguém é agnóstico ou não. Você sabe ao certo se existem deuses? Se sim, então você não é um agnóstico, mas um teísta. Você tem certeza de que deuses não existem ou nem podem existir? Se assim for, então você não é um agnóstico, mas um ateu.

Todo mundo que não pode responder “sim” a uma dessas perguntas é uma pessoa que pode ou não acreditar em um ou mais deuses. No entanto, como também não afirmam ter certeza, são agnósticos. A única questão então é se eles são teístas agnósticos ou ateus agnósticos.

Ateus Agnóstico vs. Teísta Agnóstico

Um ateu agnóstico não acredita em nenhum deus, enquanto um teísta agnóstico acredita na existência de pelo menos um deus. No entanto, ambos não afirmam ter o conhecimento necessário para sustentar essa crença. Fundamentalmente, ainda há alguma dúvida e é por isso que eles são agnósticos.

Isso parece contraditório e difícil, mas na verdade é bastante fácil e lógico. Se alguém acredita ou não, eles também podem se sentir confortáveis ??em não afirmar que têm certeza de que é verdadeiro ou falso. Também ocorre em muitos tópicos diferentes, porque crença não é a mesma coisa que conhecimento direto.

Uma vez entendido que o ateísmo é meramente a ausência de crença em quaisquer deuses, fica claro que o agnosticismo não é, como muitos supõem, uma “terceira via” entre o ateísmo e o teísmo. A presença de uma crença em um deus e a ausência de uma crença em um deus não esgotam todas as possibilidades.

Agnosticismo não é sobre crença em Deus, mas sobre conhecimento. Foi originalmente cunhado para descrever a posição de uma pessoa que não poderia afirmar ter certeza se existem deuses ou não. Não era para descrever alguém que de alguma forma encontrou uma alternativa entre a presença e a ausência de alguma crença em particular.

No entanto, muitas pessoas têm a impressão equivocada de que o agnosticismo e o ateísmo são mutuamente exclusivos. Mas por que? Não há nada sobre “eu não sei” que exclua logicamente “eu acredito”.

Pelo contrário, não apenas o conhecimento e a crença são compatíveis, mas eles frequentemente aparecem juntos porque não saber é frequentemente uma razão para não acreditar. Muitas vezes, é uma idéia muito boa não aceitar que alguma proposição seja verdadeira, a menos que você tenha evidências suficientes para qualificá-la como conhecimento. Ser jurado em um julgamento é um bom paralelo a essa contradição.

Não há ateu vs. agnóstico

Até agora, a diferença entre ser ateu e agnóstico deve ser bastante clara e fácil de lembrar. O ateísmo é sobre crença ou, especificamente, o que você não acredita. O agnosticismo é sobre conhecimento ou, especificamente, sobre o que você não sabe.

Um ateu não acredita em nenhum deus. Um agnóstico não sabe se existem deuses ou não. Elas podem ser exatamente a mesma pessoa, mas não precisam ser.

No final, o fato é que uma pessoa não se depara com a necessidade de ser apenas ateu ou agnóstico. Não apenas uma pessoa pode ser os dois, mas é, de fato, comum que as pessoas sejam agnósticas e ateístas ou agnósticas e teístas.

Um ateu agnóstico não alegará ter certeza de que nada que justifique o rótulo de “deus” exista ou que tal não possa existir. E, no entanto, eles também não acreditam ativamente que essa entidade realmente exista.