Jesus falava que língua?

Existem muitas especulações sobre qual língua Jesus falava, estudos indicam que na época de Jesus eram 4 as línguas faladas: Aramaico, Hebraico, grego e latim. Mas como saber qual dessas línguas era a falada por Jesus?

Jesus falava que língua?

Línguas faladas no tempo de Jesus

A língua que os filhos de Israel falavam nos dias do Antigo Testamento era o hebraico. No entanto, em 586 aC, eles foram para o cativeiro babilônico, onde o aramaico era a principal língua falada. O aramaico, uma língua irmã do hebraico, começou a ser falada pelos judeus a partir do cativeiro babilônico.

Quando Jesus veio ao mundo, a língua grega era falada em todas as partes do Império Romano. Havia, no entanto, dialetos locais e regionais. Parece que o povo judeu nos dias de Israel continuou a falar aramaico.

O grego era a língua internacional

O grego tornou-se a língua internacional através das conquistas de Alexandre, o Grande (330 aC). Sabemos que Jesus foi capaz de falar grego porque várias de suas conversas só poderiam ter ocorrido na língua grega. Isso inclui o relato de Seu discurso à mulher com o filho possuído por demônios ( Mateus 14 ), bem como Suas conversas com Pôncio Pilatos.

Jesus também falou aramaico em Seu ministério público. Temos vários ditos registrados de Jesus nos Evangelhos que são transliterados do aramaico para o grego. Isso inclui as palavras que Ele proferiu ao criar a filha de Jairo.

Ele a pegou pela mão e disse: “Talitha koum!” (o que significa: “Garota, digo-lhe, levante-se!”) ( Marcos 5:41 ).

Outras palavras aramaicas encontradas no Novo Testamento são abba e efphatha.

O hebraico pode ter sido falado

Existe a possibilidade de Jesus falar em hebraico às vezes. Algumas pessoas argumentam que o hebraico era realmente a língua principal que Jesus falava, mas essa é uma visão minoritária.

O latim foi falado apenas pela elite

Embora o latim fosse a língua oficial do Império Romano, não era falado pelas massas. Somente a aristocracia conversaria em latim.

O sinal sobre a cruz estava em três idiomas

O sinal sobre a cruz de Jesus ilustra o fato das muitas línguas faladas na época.

Pilatos tinha um aviso preparado e preso à cruz. Dizia: JESUS ​​DE NAZARETH, O REI DOS JUDEUS. Muitos judeus leram este sinal, pois o local onde Jesus foi crucificado ficava perto da cidade, e o sinal estava escrito em aramaico, latim e grego ( João 19:19 , 20 ).

O mundo em que Jesus veio tinha uma língua internacional, o grego. Jesus obviamente falava grego. Há certas ocasiões em que o Novo Testamento registra para nós onde Jesus deveria ter falado grego – tanto para a mulher siro-fenícia quanto para Pôncio Pilatos.

Em outras ocasiões, ele provavelmente falou aramaico. É possível que ele falasse hebraico de vez em quando. Sabemos que ele sabia ler hebraico.