Jesus falava que língua?

Jesus falava que língua?
Os evangelhos nos revelam que Jesus pregava o evangelho em muitas cidades gregas. Uma das passagens do novo testamento, conta que certa vez perto de Tiro e Sidom ele curou a filha de uma mulher grega. (Marcos 7.26)

Isto nos mostra que Jesus falava o grego, pois ele conversou com aquela mulher. Tanto é que os judeus inimigos de Cristo sabiam que ele podia falar o grego.

No final do livro do Apocalipse aparece Jesus pronunciando seu nome em grego: ”Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas.” (Apocalipse 22.16)

Línguas faladas no tempo de Jesus

Língua Internacional do Império Romano

Grego era a verdadeira língua internacional do império romano e a maioria das pessoas da Galileia e da Judeia, camponeses e os artesãos conheciam esta língua, ou ao menos as palavras necessárias para uma transação comercial simples ou para comunicar-se com os habitantes das cidades, que na sua maioria tinham a cultura helênica.

O grego foi difundido nessa região por Alexandre o Grande e pelos comerciantes gregos. Muitos oficiais romanos também falavam grego. Jesus, como qualquer outra pessoa da região, provavelmente falava grego para se comunicar com pessoas de outras partes do império.

Para muitos estudiosos, Jesus provavelmente falava aramaico, grego e hebraico, pois naquele tempo era normal falar mais que uma língua.

língua particular dos israelitas

O hebraico era a língua particular dos israelitas, é possível que Jesus a conhecesse e empregasse algumas vezes, dadas as repetidas referências dos Evangelhos à pregação de Jesus na sinagoga e nas suas conversas com os fariseus sobre os textos das Escrituras.

A língua popular da época era o aramaico falada por Jesus

Os estudos linguísticos dos Evangelhos revelam palavras recolhidas neles que originariamente foram pronunciadas em língua semítica: hebreu ou possivelmente aramaico. Esta provavelmente era é a língua que Jesus falava com maior frequência. O aramaico era uma língua internacional no Oriente Médio.