o que é batismo? – significado e importância

Batismo é o sacramento realizado, principalmente pelos cristãos, como por exemplo: católicos, luteranos, e as demais igrejas evangélicas. É um ato que simboliza a purificação, a conversão, é receber a bênção de Deus.

Batismo

O significado do batismo é um testemunho público de fé, é ser apresentado a comunidade, também está relacionado com o ato de dar um nome a alguém.

Para os cristãos significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida. Por meio dele, a pessoa é libertada do pecado.

Na Igreja Católica e na Igreja Luterana é o primeiro sacramento, o batismo é praticado, principalmente, em crianças recém-nascidas.

Já, em outras áreas cristãs o batismo ocorre somente quando a pessoa já é adulta, pois dizem ser necessário consciência para fazer uma confissão de fé.

Como é realizado o batismo?

Aspersão: é a prática de borrifar água sobre a cabeça da pessoa enquanto é batizada.

Efusão: é a prática de derramar água, ou seja, lavar a cabeça da pessoa enquanto é batizada.

Imersão: é a prática de mergulhar na água todo o corpo da pessoa enquanto é batizada.

Batismo de sangue (Igreja Católica): acontece quando alguém morre por causa da sua fé, ou seja, é um mártir.

Batismo no Espírito Santo: é um acontecimento na vida de um cristão em que a pessoa recebe a unção do Espírito Santo e é equipada com dons que o permitem dar glória a Deus através de uma vida abundante.

Quem pode ser batizado?

O batismo é um sacramento da Igreja Cristã, ou seja, indispensável. Estabelecido pelo Senhor Jesus, é o símbolo de confissão pública de fé e arrependimento.

É necessário que a pessoa creia e se arrependa dos seus pecados. Isso significa que a pessoa deve ter consciência que pecou e decidir que quer mudar, aceitando o sacrifício que Jesus fez por ela.

Na Igreja Católica crianças e bebês também são batizados, ou seja, para que possam ser lavados da mancha do pecado original. Através do Batismo a criança é apresentada à comunidade para o começo de uma nova vida.