O que é Misticismo?

O que é Misticismo? ele se resume na busca pela divindade, ou seja, a comunhão com a verdade espiritual, a relação direta e íntima com Deus.
O que é Misticismo?
Misticismo vem do grego mystikos, um iniciado em uma religião de mistérios. Foi empregado no Ocidente por Dionísio no século V para definir um tipo de teologia. Para ele o misticismo tem se baseado em uma teoria ou sistema religioso que concebe Deus como absolutamente transcendente, além da Razão, do pensamento, do intelecto e de todos os processos mentais.

O que é Misticismo e qual seu significado?

O termo “misticismo” é, frequentemente, usado para se referir a crenças que são externas a uma religião ou corrente principal, resultando em uma religião em seu estado mais apurado. Por isso mesmo, o termo é empregado em crenças paralelas à religião principal, como é o caso da Kabala para o judaísmo, do Sufismo para o islamismo e do Gnosticismo para o cristianismo. Os orientais, por sua vez, acham o misticismo redundante.

O que é Misticismo? é uma filosofia ou uma Religião?

Misticismo se resume na busca pela divindade, ou seja, a comunhão com a verdade espiritual, a relação direta e íntima com Deus, ou com a espiritualidade, com a consciência da Divina Presença.

O misticismo é mais que uma filosofia, vai além da religião tradicional por permitir uma experiência direta e pessoal com a divindade ou com a espiritualidade em questão. É uma saber puro e natural, que brotou de uma via direta e experiência, que visa, dentre outras coisas, atingir uma absorção interna e transcendente do ser com o absoluto, ou a realidade.

Onde é empregado o misticismo?

As experiências místicas estão relacionadas nas maiores religiões do mundo e também na cultura oriental, descrevendo situações de contato direto com Deus ou, pelo menos, essa sensação. Em busca de tal objetivo, o místico estuda as coisas divinas para viabilizar o seu encontro direto com Deus.

A iluminação ou a experiência mítica é o nome dado para o contato direto com a divindade, que é um estado de consciência no qual o indivíduo vislumbra tudo aquilo que está além do plano físico. Porém essa união com o todo só é possível através de uma dedicação espiritual que capacita o ser humano a se livrar das tentações mundanas. Através de sinais, horóscopos, mensagens e outras experiências físicas ou sensoriais, muitas pessoas acham conforto e orientação pro seu dia-a-dia.

O mundo místico, além do seu lado extremamente espiritual, possui também um lado divertido e doce. Astros, estrelas, fadas, duendes, anjos e outros símbolos do misticismo nos alegram através de filmes, livros, jogos e outras coisas. Muitas vezes, conseguimos sentir esperança, força e alegria através destes símbolos mágicos.