Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

O que é o Domingo de Ramos? história e significado


Domingo de Ramos é um feriado cristão que ocorre no domingo anterior à Páscoa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, discutida em cada um dos quatro Evangelhos.

O que é o Domingo de Ramos?

Jesus entrou na cidade sabendo que seria provado e crucificado e deu boas-vindas a Seu destino de ressuscitar da sepultura e nos salvar do pecado! O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, a lembrança dos últimos dias de Jesus na cruz.

Em muitas igrejas convencionais, o Domingo de Ramos é observado pela bênção e compartilhamento de galhos de palmeiras, simbolizando os galhos de palmeiras que a multidão colocou diante de Cristo quando ele entrou em Jerusalém.

Louvemos a Deus por enviar Seu Filho à terra, o sacrifício que Jesus fez pelos nossos pecados e nossa vida eterna em Cristo pela fé.

Domingo de Ramos na Bíblia

Jesus vem a Jerusalém como rei – A entrada triunfal

Agora, quando eles se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: “Entre na aldeia à sua frente e imediatamente encontrará um jumento amarrado. Desamarre-o e traga-o para mim. Se alguém lhe disser alguma coisa, você dirá: ‘O Senhor precisa dele’ e ele o enviará imediatamente.”

Isso aconteceu para cumprir o que foi dito pelo profeta, dizendo: “Diga à filha de Sião: Eis que seu rei está vindo para você, humilde, e montado em um burro de carga.” Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia ordenado. Eles trouxeram o jumento e vestiram suas capas, e ele se sentou nele.

A maioria da multidão espalhou suas capas na estrada, e outros cortam galhos das árvores e os espalharam pela estrada. E as multidões que estavam diante dele e que o seguiam gritavam: “Hosana ao filho de Davi! Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”

E quando ele entrou em Jerusalém, toda a cidade se agitou, dizendo: “Quem é este?” E a multidão disse: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 1-11)

Domingo de Ramos em 2020

Este ano, o Domingo de Ramos será em 5 de abril de 2020. Começa a Semana Santa, que antecede a Páscoa em 12 de abril de 2020.

Domingo de Ramos na História da Igreja

O Domingo de Ramos começou na Igreja de Jerusalém aproximadamente no final do século III. As observâncias consistiam em hinos, orações e leituras da Bíblia enquanto as pessoas viajavam pelos muitos lugares sagrados da cidade.

No local final, local da ascensão de Jesus ao céu, o ministério recitava a passagem bíblica da vitoriosa entrada de Jesus em Jerusalém. Quando o crepúsculo se aproximava, o povo voltava à cidade declarando: “Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor”. ( Mateus 21: 9 )

Essa tradição continuou até os séculos VI e VII, quando a benção cerimonial das palmeiras foi incluída. No século VIII, uma procissão matinal substituiu a noite e a Igreja Ocidental estava comemorando o que hoje conhecemos como “Domingo de Ramos”.

Significado do Domingo de Ramos

Domingo de Ramos é o domingo antes da Páscoa que começa a Semana Santa. É o dia em que lembramos e celebramos o dia em que Jesus entrou em Jerusalém como Salvador e Rei.

Quando Jesus montou um jumento na cidade de Jerusalém, uma grande multidão se reuniu e colocou galhos de palmeiras e suas capas na estrada, dando tratamento real a Jesus. As centenas de pessoas gritaram “Hosana ao Filho de Davi! Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no céu mais alto!”

Logo após o Domingo de Ramos, quando começamos a Semana Santa, podemos ser constantemente lembrados de seu significado e valor para nossas vidas hoje. Aquele dia muito importante na história, quando Jesus começou sua jornada em direção à cruz.