Qual o significado da Quaresma?

Você já se perguntou sobre o que as pessoas estão falando quando dizem que estão abrindo mão de algo para a Quaresma? Quer entender o que é a Quaresma e como ela se relaciona com a Páscoa?

A Quaresma são os 40 dias (não incluindo os domingos) da Quarta-feira de Cinzas ao Sábado antes da Páscoa. A Quaresma é muitas vezes descrita como um tempo de preparação e uma oportunidade de se aprofundar com Deus. Isso significa que é um momento de reflexão pessoal que prepara o coração e a mente das pessoas para a Sexta-feira Santa e a Páscoa.

quaresma

O que é Quaresma?

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo, ou seja, a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

É tempo de arrependimento de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Portanto, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto.

Inegavelmente, também é falado dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, ou seja, seguido de provações e dificuldades.

Quais são os principais dias?

Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Você deve ter notado pessoas com uma cruz preta manchada na testa. São cinzas do culto da Quarta-feira de Cinzas. As cinzas simbolizam nossa dor pelas coisas que fizemos de errado e a resultante divisão de pessoas imperfeitas de um Deus perfeito.

Quinta-feira Santa é o dia anterior à Sexta-feira Santa. Ele comemora a noite anterior à morte de Jesus, quando Ele compartilhou a ceia da Páscoa com Seus amigos e seguidores mais próximos.

Sexta-feira Santa é o dia em que os cristãos se lembram da morte de Jesus. O “Bom” reflete como a morte de Jesus foi um sacrifício em nosso favor para que possamos receber o perdão de Deus por nossos erros ou pecados.

O Domingo de Páscoa é a alegre celebração de Jesus ressuscitando dos mortos para nos dar a oportunidade da vida eterna. Enquanto as pessoas ainda morrem, Jesus abriu o caminho para as pessoas terem um relacionamento com Deus nesta vida e passarem a eternidade com Ele no céu.