Significado do nome Gabriel

O nome Gabriel significa homem de Deus, homem forte de Deus, fortaleza de Deus, mensageiro de Deus. É o nome de um Anjo da Bíblia citado diversas vezes, tanto no Velho Testamento, quanto no Novo Testamento.

Significado do nome Gabriel

O significado do nome Gabriel tem origem no hebraico. Este nome Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, o qual significa homem, homem forte e o sufixo el que quer dizer Deus e significa por tanto homem forte de Deus.

O Anjo Gabriel apareceu para anunciar à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias. Em outra passagem, Gabriel apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento do seu filho João Batista.

Por ter sido portador de boas novas, Gabriel é tido como um arcanjo, um tipo de anjo mensageiro e, por isso, também é tido como o mensageiro de Deus.

Aspectos positivos
É demonstração da capacidade humana de através da mente controlar o corpo num rumo certo e definido, apesar das emoções.

Representa o equilíbrio, segurança, amparo material e moral, domínio, realização, sucesso, discernimento e triunfo, preocupação e interesse pelo futuro e pelos mistérios da vida.

Aspectos negativos
É necessário tomar as rédeas e controlar as forças psíquicas para conduzir a vida ao caminho que nós escolhemos, não tomar estas rédeas nos empurra para a fraqueza, egocentrismo, descontrole, irreflexão, orgulho, brutalidade, fracasso, desengano e doenças.