Versículos da Bíblia sobre o bullying

Como cristãos, somos chamados a ser gentis uns com os outros e a dar a outra face quando confrontados com as adversidades, de modo que a Bíblia realmente tem muito a dizer sobre o tema do bullying.

Versículos da Bíblia sobre o bullying

Deus te ama

O bullying pode nos fazer sentir muito sozinhos e como se ninguém estivesse ao nosso lado. No entanto, Deus está sempre conosco. Nestes momentos em que tudo parece sombrio e quando nos sentimos mais sozinhos, ele está lá para nos sustentar:

Mateus 5:11
Deus os abençoará quando as pessoas o insultarem, maltratarem e contarem todo tipo de mentiras más sobre você por minha causa.

Deuteronômio 31: 6
Portanto, seja forte e corajoso! Não tenha medo e não entre em pânico diante deles. Pois o Senhor, seu Deus irá pessoalmente à sua frente. Ele não falhará nem abandonará você.

2 Timóteo 2:22
Fuja dos maus desejos da juventude e persiga a justiça, fé, amor e paz, juntamente com aqueles que invocam o Senhor de coração puro.

Salmo 121: 2
Virá do Senhor, que criou os céus e a terra.

Salmo 27: 1
Você, Senhor, é a luz que me mantém seguro. Eu não tenho medo de ninguém. Você me protege, e eu não tenho medos.

Ame seu vizinho

O bullying vai contra tudo na Bíblia. Somos chamados à bondade. É-nos pedido que sejamos hospitaleiros e cuidemos uns dos outros:

1 João 3:15
Se vocês se odeiam, são assassinos, e sabemos que os assassinos não têm vida eterna.

1 João 2: 9
Se afirmamos estar na luz e odiamos alguém, ainda estamos no escuro.

Marcos 12:31
‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que estes.

Romanos 12:18
Faça tudo o que puder para viver em paz com todos.

Tiago 4: 11-12
Meus amigos, não digam coisas cruéis aos outros! Se você o faz, ou se condena os outros, está condenando a Lei de Deus. E se você condenar a lei, você se coloca acima da lei e se recusa a obedecer a ela ou a Deus que a deu. Deus é nosso juiz, e ele pode nos salvar ou destruir. Que direito você tem de condenar alguém?

Mateus 7:12
Faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem com você. Essa é a essência de tudo o que é ensinado na lei e nos profetas.

Romanos 15: 7
Portanto, aceitem-se uns aos outros, assim como Cristo também nos aceitou para a glória de Deus.

Ame Seus Inimigos

Algumas das pessoas mais difíceis de amar são aquelas que nos machucam. No entanto, Deus nos pede para amar nossos inimigos. Podemos não gostar do comportamento, mas mesmo assim essa pessoa é filha de Deus. Isso significa que apenas deixamos que eles continuem nos intimidando? Não. Ainda precisamos enfrentar o bullying e denunciar o comportamento, mas isso significa aprender a seguir o caminho mais alto:

Mateus 5: 38-41
Você ouviu a lei que diz que a punição deve corresponder à lesão: ‘Olho por olho, dente por dente.’ Mas eu digo, não resista a uma pessoa má! Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça a outra também. Se você for processado no tribunal e sua camisa for tirada de você, dê seu casaco também. Se um soldado exige que você carregue seu equipamento por uma milha, carregue-a duas milhas.

Mateus 5: 43-48
Você já ouviu a lei que diz: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo. Mas eu digo, ame seus inimigos! Orem por aqueles que te perseguem! Dessa forma, você estará agindo como verdadeiro filho de seu Pai no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto para o mal quanto para o bem, e envia chuva tanto para os justos quanto para os injustos. Se você ama apenas aqueles que amam você, que recompensa existe? Até os cobradores de impostos corruptos fazem isso. Se você é gentil apenas com seus amigos, como você é diferente de qualquer outra pessoa? Até os pagãos fazem isso. Mas você deve ser perfeito, assim como seu Pai no céu é perfeito.

Mateus 10:28
Não tenha medo daqueles que querem matar seu corpo; eles não podem tocar sua alma. Tema apenas a Deus, que pode destruir a alma e o corpo no inferno.

Deixe a vingança para Deus

Quando alguém nos intimida, pode ser tentador retaliar de maneira semelhante. No entanto, Deus nos lembra em Sua Palavra que precisamos deixar a vingança para Ele. Ainda precisamos denunciar o bullying. Ainda precisamos enfrentar aqueles que intimidam os outros, mas não devemos retaliar da mesma maneira. Deus nos traz figuras de autoridade para lidar com o agressor:

Levítico 19:18
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo; Eu sou o senhor.

2 Timóteo 1: 7
O Espírito de Deus não nos torna covardes. O Espírito nos dá poder, amor e autocontrole.

Romanos 12: 19-20
Queridos amigos, não tente se vingar. Deixe Deus se vingar. Nas Escrituras, o Senhor diz: “Fui eu quem me vinguei e paguei de volta.” As Escrituras também dizem: “Se seus inimigos estão com fome, dê-lhes algo para comer. E se estiverem com sede, dê-lhes algo para beber. Será o mesmo que empilhar carvões queimando em suas cabeças.”

Provérbios 6: 16-19
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que são detestáveis ​​para ele: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que cria esquemas perversos, pés que se apressam para o mal, uma testemunha falsa que derrama mentiras e uma pessoa que provoca conflitos na comunidade.

Mateus 7: 2
Pois você será tratado como trata os outros. O padrão que você usa para julgar é o padrão pelo qual você será julgado.