Salmo 4, salmo para trazer alívio ao coração

O livro dos Salmos contém algumas das mais belas poesias já escritas, mas muitas pessoas acham que esses versículos descrevem tão bem os problemas humanos que fazem excelentes orações.
O título hebraico do livro se traduz em “louvores”. A palavra “salmo” vem do grego salmoi, que significa “canções”. Este livro também é chamado de Saltério.
Originalmente, esses 150 poemas foram feitos para serem cantados e usados em cultos judaicos antigos, acompanhados por lyres, flautas, chifres e pratos. O rei Davi estabeleceu uma orquestra de 4.000 peças para tocar durante o culto ( 1 Crônicas 23: 5 ).
Como os Salmos são poemas, eles usam dispositivos poéticos, como imagens, metáforas, símiles, personificação e hipérbole. Ao ler os Salmos, os crentes devem levar em consideração essas ferramentas da linguagem.
Ao longo dos séculos, estudiosos da Bíblia debateram sobre a categorização dos Salmos. Eles se enquadram nesses tipos gerais de hinos: lamentos, louvor, ações de graças, celebrações da lei de Deus, sabedoria e expressões de confiança em Deus. Além disso, alguns prestam homenagem à realeza de Israel, enquanto outros são históricos ou proféticos.
Jesus Cristo amou os salmos. Com seu último suspiro, ele citou o Salmo 31: 5 da cruz : “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. ( Lucas 23:46 )