Jogo de Búzios

Jogo de Búzios
Nesta consulta você poderá orientar-se intuitivamente através das respostas dadas automaticamente que seguem os fundamentos de um Jogo de Búzios.





Como Jogar Búzios
Conta a lenda que a estrela da manhã revelou a Orunmilá que todos os segredos e materiais da criação se encontravam numa concha de caramujo, dentro de um vaso que ficava entre as pernas de Obatalá. O jogo de Búzios, como é conhecido hoje, pode ser considerado uma variação do jogo de Opon lfá ou Opelê de lfá, que se desenvolveu na África.

Além de nos trazer orientações o jogo de Búzios é o único oráculo que permite descobrir se alguém fez algum trabalho espiritual, feitiço ou simpatia contra nós e, desta forma, sob a orientação dos Orixás, desfazer os trabalhos.

A consulta é realizada com 16 búzios, todos eles contendo aberturas. Cada búzio cai ou aberto ou fechado, e o conjunto das posições dos búzios vai definir qual é o orixá que preside aquele lançamento.

Existem muitos métodos para o jogo de Búzios, mas as mais conhecidas e utilizadas é sobre a peneira, chamada de urupema e o fio de contas, chamado de erindilogun. Não pode faltar o adjá, que é uma sineta, um otá, uma vela branca, os fios de Oxalá e Oxum, água, moedas, obi, favas, coco de ifá, imã, orobô e as sementes de fava.

Antes de começar à jogar os búzios, o Pai ou Mãe de Santo, faz suas rezas onde saúda todos os Orixás e durante as jogadas, entra em contato com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela peneira, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.