Significado de Carpe diem

Carpe diem é uma expressão em latim, a língua falada na Roma Antiga, que significa aproveite o dia. É um modo de tirar o máximo do presente momento, aproveitar aproveitar tudo que a vida tem de bom, viver intensamente.

Significado de Carpe diem

A frase foi expressa pela primeira vez no livro I de Odes, escrito pelo poeta romano Horácio, que viveu entre 65 aC e 8 aC, na versão original é sugerido para Leucone o seguinte:

Tu ne quaesieris, scire nefas, quem mihi, quem tibi
finem di dederint, Leuconoe, nec Babylonios
temptaris numeros. ut melius, quidquid erit, pati.
seu pluris hiemes seu tribuit Iuppiter ultimam,
quae nunc oppositis debilitat pumicibus mare
Tyrrhenum: sapias, vina liques et spatio brevi
spem longam reseces. dum loquimur, fugerit invida
aetas: carpe diem quam minimum credula postero.

Traduzindo de forma resumida seria: “Aproveite hoje, não confie no amanhã”. Ou seja, viva com a máxima intensidade o momento presente, pois o amanhã é incerto.

De fato, se pensarmos como o poeta Horácio, perdemos muito tempo pensando no futuro e esquecemos de viver o presente. Temos de fazer tudo que pudermos e tirar o melhor proveito neste momento, pois o momento seguinte pode não existir.

Carpe diem, curta a beleza que existe no universo, esse presente maravilhoso que nos foi concedido, ouça o canto dos pássaros, abrace uma árvore e sinta sua energia, enfim, viva intensamente.

Carpe Diem e o Clube dos Poetas Mortos: este convite para aproveitar o momento de viver o aqui e agora sem se preocupar tanto com o futuro e amanhã ganhou muita popularidade através do filme de Peter Weir chamado “O Clube dos Poetas Mortos”.