Significado de Solstício de Inverno

Solstício é um acontecimento astronômico que significa o início do Verão ou do Inverno. O Solstício de inverno ocorre normalmente por volta do dia 21 de Junho no hemisfério sul e 22 de Dezembro no hemisfério norte. Ele acontece graças a dois fenômenos que ocorrem no planeta Terra: rotação e translação.

Solstício de Inverno

O Solstício de Inverno marca o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa. Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.

Tradição e significado do Solstício

Na mitologia celta é o momento em que a Deusa grávida dá à luz a seu novo filho, marcando o renascimento simbólico do Deus Solar. Por isso, a celebração do Solstício de Inverno reafirma a continuação dos ciclos da vida e também está ligado à roda da vida.

No calendário chinês, o solstício de inverno chama-se dong zhi que traduzido é chegada do inverno e é considerado uma data de extrema importância, visto ser aí festejada a passagem de ano.

Entre os romanos os festivais de inverno eram muito populares. O período marcava a Saturnália, em homenagem ao deus Saturno. O deus persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também.

Para os povos do Norte da Europa o Solstício de Inverno era também muito importante, sendo celebrado numa festividade chamada Yule, que significa “roda” em norueguês. Esta celebração relaciona-se com a energia única deste período do ano: a energia do nascimento, a noite mais longa, a partir da qual tudo nasce e progressivamente cresce.

Yule foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa e é até hoje considerado o início da roda do ano por muitas tradições e culturas. Esse rito também é conhecido como o Festival das Luzes, pois é costume acender várias fogueiras, tochas e velas nessa noite.

O Inverno representa o período de descanso e recolhimento de que a terra precisa para nutrir as sementes que silenciosamente germinam, e de que nós precisamos para recuperarmos energias, para fortalecermos as nossas reservas e as nossas estruturas interiores.

Magias e rituais do Solstício de inverno

Diversas religiões acreditam que as noites de solstício são as mais poderosas que existem. Magias e rituais são muito comuns durante os dias das entradas das estações, pois as chances de realização são grandes.

É o momento de olharmos para dentro de nós e alimentarmos com amor, fé e empenho tudo o que desejamos ser. Porque esta é a noite que fará nascer o esplendoroso dia.