Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Tulipa, seus significados e simbolismo


Erguendo-se no início do verão para produzir flores em forma de taça em todas as cores, a Tulipa desempenha um papel importante em muitos jardins de flores domésticas. Inspirou frenesi e obsessão em jardineiros históricos. Se você se apaixonou por Tulipas depois de passear por milhares de hectares na Holanda ou uma visita à loja de flores da esquina, você pode aprender mais sobre a história da terceira flor mais popular do mundo e o que ela simboliza.

Tulipas

O que significa a flor da tulipa?

Embora não seja a flor mais chique do jardim, a beleza e a graça de uma simples tulipa significa que a flor se tornou um símbolo para significados como:

– Amor perfeito e duradouro entre parceiros ou membros da família
– Amor apaixonado eterno, se a paixão é rejeitada ou devolvida
– Realeza e uma natureza real
– Amor esquecido ou negligenciado
– 11º aniversário de casamento
– Abundância, prosperidade e indulgência
– Caridade e apoio aos menos afortunados

Significado etimológico da flor da tulipa

O nome Tulip é curto e direto ao ponto, mas vem com uma longa e complicada história por trás. Atualmente, os etimologistas atribuem-no à palavra persa para turbante, delband. No entanto, isso provavelmente se deve a uma tradução ruim e não a um link real, já que os cidadãos persas adoravam usar tulipas em seus turbantes e os escritos do império otomano sobre a flor foram traduzidos para turco, latim e francês antes de chegar ao nome que agora conhecemos. Todas as tulipas comuns pertencem ao gênero Tulipa, mas algumas variações são chamadas de neo-tulipa porque cresceram selvagens por tantas gerações que desenvolveram características diferentes.

O simbolismo da flor da tulipa

A tulipa é uma flor clássica do amor, embora fosse considerada mais um símbolo de caridade pelos vitorianos. O povo turco que originalmente criou a flor a considerava um símbolo do paraíso na terra, tornando-a parte de muitos poemas e peças de arte religiosas e seculares.

Enquanto o império otomano plantava os bulbos para lembrá-los do céu e da vida eterna, os holandeses que popularizaram a flor a consideravam um lembrete de como a vida pode ser breve. A ligação ao amor e à paixão desenvolveu-se principalmente nos séculos 20 e 21, mas isso não diminui a força do simbolismo por trás desta flor.

Os fatos da flor da tulipa

Todas as Tulipas oferecem uma forma básica de xícara que mostra as laterais das pétalas. Um centro de cor escura ou clara contrasta com as pétalas e pode simbolizar um coração partido ou claro, respectivamente. A flor é cultivada desde o século 13, mas realmente decolou em 1600, quando os comerciantes turcos a apresentaram aos holandeses.

As manias das tulipas no século 17 tornaram-se tão febris que os bulbos foram negociados como moeda e o roubo das flores desencadeou penalidades severas. Agora, estão disponíveis em mercearias e lojas de materiais de construção por apenas alguns dólares.

Significados da cor da flor da tulipa

Ao contrário de algumas outras flores, o significado da tulipa muda muito dependendo de sua cor. Por exemplo:

– Amarelo é a cor do amor não correspondido ou rejeitado. Enviar uma tulipa amarela para alguém significa que você a ama, mas sabe que ela não corresponde aos seus sentimentos.

– Vermelho brilhante é a cor da paixão e do amor perfeito. Não envie um buquê dessas flores para um membro da família ou você estará enviando a mensagem errada!

– O roxo está ligado à realeza, mas também à abundância e prosperidade.

– Rosa é afeto e amor menos intensos, e também oferece uma escolha mais adequada para amigos e familiares.

Características botânicas significativas da flor da tulipa

Como membro da família Lily, as tulipas são comestíveis, mas não particularmente medicinais. Não houve muita pesquisa sobre o potencial valor medicinal da humilde Tulipa, mesmo na Idade Média. As mesmas flores que eram tão valorizadas pelos holandeses em 1600 tornaram-se rações alimentares de emergência para o país durante a Segunda Guerra Mundial, porque o bulbo amiláceo fornece uma quantidade surpreendente de calorias. As pétalas também são comestíveis, dando origem a pratos com flores de tulipa recheadas.

A mensagem da flor da tulipa é…
“Uma tulipa não se esforça para impressionar ninguém. Não luta para ser diferente de uma rosa. Não precisa. É diferente. E há espaço no jardim para cada flor.” – Marianne Williamson