Como ter um coração alegre e humilde?

“Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: Felizes sois vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” (Lc 6,20)

coração alegre e humilde

Jesus fala sobre pobreza no texto acima, pois naquela época havia o pensamento que quem era rico, poderoso, era bem aventurado.

Por outro lado, o pobre e miserável, era rejeitado e condenado por Deus.

Os próprios judeus estavam persuadidos da crença de que, se uma pessoa é bem-sucedida, era um sinal de que Deus lhe era gracioso, e vive-versa.

Jesus olha para seus discípulos, trabalhadores que viviam do suor do rosto e enxerga o que está por dentro, na alma de cada um.

Independente da condição financeira, ali estava um ser humano com sede da Palavra e pronto a entregar-se totalmente à Deus.

Jesus estava disposto a acabar com esta ilusão e arrancá-la do coração como um dos maiores empecilhos para a fé.

Felizes sois vós, os pobres. A grande preocupação de Jesus é de que você esteja tão voltado para o dinheiro, e seja tão avarento que tenha uma só preocupação: ter o suficiente para dias bons, sem qualquer carência e adversidade.

Não é o dinheiro que traz felicidade, mas sim um espírito alegre, envolvido pelo amor de Deus, que já nos deu tudo o que precisávamos para uma vida feliz: a salvação.

“Senhor, não deixe que o amor às riquezas tome conta dos nossos corações. Dê-nos um espírito alegre e humilde. Obrigado, Amém!”