Oração de Nossa Senhora do Carmo para proteção

Conheça e faça com muita fé a poderosa oração para obter a proteção de Nossa Senhora do Carmo. Ela é venerada pelos fiéis no dia 16 de julho.

Nossa Senhora do Carmo

A oração a Nossa Senhora do Carmo é, como muitas orações da Igreja Católica, destinada à recitação particular em momentos de necessidade, e costuma ser dita como uma novena.

A oração, também conhecida como “Flos Carmeli” (A Flor do Carmelo), foi composta por St. Simon Stock (c. 1165-1265), um eremita cristão conhecido como Carmelita, assim chamado porque ele e outros membros de sua ordem vivia no topo do Monte Carmelo, na Terra Santa.

Diz-se que St. Simon Stock foi visitado pela Bem-aventurada Virgem Maria em 16 de julho de 1251, quando ela lhe concedeu um escapulário, ou hábito, que se tornou parte do processo litúrgico.

Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Bem-aventurada Virgem Maria em homenagem à sua visitação e é considerada a padroeira da Ordem Carmelita. 16 de julho também é o dia em que os católicos celebram a Festa de Nossa Senhora do Carmo, que geralmente começa com uma recitação da oração.

No entanto, pode ser recitado a qualquer momento para qualquer necessidade, geralmente como uma novena, e também pode ser recitado em grupo como uma oração muito mais longa, conhecida como Ladainha de Intercessão a Nossa Senhora do Carmo.

Oração a Nossa Senhora do Monte Carmelo

“Ó mais bela Flor do Monte Carmelo, videira frutífera, esplendor do Céu, Mãe Santíssima do Filho de Deus, Virgem Imaculada, ajuda-me nesta minha necessidade. Ó Estrela do Mar, me ajude e me mostre aqui que você é minha Mãe.

Ó Santa Maria, Mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra, humildemente peço-te do fundo do meu coração, para me socorrer nesta minha necessidade. Não há ninguém que possa suportar seu poder. Mostra-me aqui que você é minha mãe.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a ti. (Repita três vezes)

Doce Mãe, coloco esta causa em suas mãos. (Repita três vezes)”

Oração para proteção

“Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura aos que se revestem com o vosso Santo Escapulário.

Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.

Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.

Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.

Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.

Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.

Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-la por toda a eternidade. Amém!”

Os Carmelitas

A Ordem dos Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo está ativa até hoje. Os frades vivem juntos em comunidades, e seu principal foco espiritual é a contemplação, embora também se envolvam em serviço ativo.

Segundo o site deles, “os frades carmelitas são pastores, professores e diretores espirituais. Mas também somos advogados, capelães de hospitais, músicos e artistas. Não existe um ministério que defina um carmelita. Oramos pela liberdade de responder a eles. precisa onde quer que os encontremos.”

As Irmãs do Carmelo, por outro lado, são freiras de clausura que vivem vidas de contemplação silenciosa. Elas passam oito horas por dia em oração, cinco horas em trabalho manual, leitura e estudo, e duas horas são dedicadas à recreação.

Elas vivem vidas de pobreza e seu bem-estar depende de doações. De acordo com um relatório de 2011 do Catholic World Report, as freiras carmelitas constituem o segundo maior instituto religioso de mulheres, com conventos em 70 países.

Tanto os frades quanto as freiras tomam como inspiração a Bem-aventurada Virgem Maria, o inflamado profeta Elias, e santos como Teresa de Ávila e João da Cruz.