Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Como ser mais confiante em Deus


Ter confiança em Deus é algo com o qual a maioria das pessoas lutam. Embora tenhamos consciência do seu grande amor por nós, achamos difícil aplicar esse conhecimento durante as provações da vida.

Como ser mais confiante em Deus

Durante esses tempos de crise, a dúvida começa a surgir. Quanto mais apaixonadamente oramos, mais nos perguntamos se Deus está ouvindo. Começamos a entrar em pânico quando as coisas não melhoram imediatamente.

Mas, se ignorarmos esses sentimentos de incerteza e seguirmos o que sabemos ser verdade, podemos estar mais confiantes em Deus. Podemos ter certeza de que ele está do nosso lado, ouvindo nossas orações.

Confiante no resgate de Deus

Nenhum fiel passa pela vida sem ser resgatado por Deus, resgatado tão milagrosamente que somente seu Pai celestial poderia ter feito isso. Quando estava sendo curado de uma doença, conseguindo um emprego exatamente quando precisava, ou sendo retirado de uma confusão financeira, você pode apontar momentos em sua vida em que Deus respondeu às suas orações, poderosamente.

Quando seu resgate acontece, o alívio é esmagador. O choque de ter Deus descendo do céu para intervir pessoalmente em sua situação tira o fôlego. Isso deixa você atordoado e agradecido.

Infelizmente, essa gratidão desaparece com o tempo. Em breve novas preocupações roubam sua atenção. Você é pego em sua situação atual.

É por isso que é sensato anotar os resgates de Deus em um diário, acompanhando suas orações e exatamente como Deus as respondeu. Um registro tangível dos cuidados do Senhor lembrará que ele trabalha em sua vida. Ser capaz de reviver vitórias passadas o ajudará a ter mais confiança em Deus no presente.

Volte à sua memória e grave todas as vezes que Deus o entregou no passado com o máximo de detalhes possível, e mantenha-o atualizado. Você ficará surpreso com o modo como Deus o ajuda, de maneiras grandes e pequenas, e com que frequência ele o faz.

Lembretes constantes da fidelidade de Deus

Sua família e amigos podem contar como Deus também respondeu suas orações. Você ficará mais confiante em Deus ao ver com que frequência ele entra na vida de seu povo.

Às vezes, a ajuda de Deus é confusa no momento. Pode até parecer o oposto do que você queria, mas com o tempo, sua misericórdia se torna clara. Amigos e familiares podem dizer como uma resposta intrigante acabou por ser a melhor coisa que poderia ter acontecido.

Para ajudá-lo a entender o quão difundida é a ajuda de Deus, você pode ler os testemunhos de outras pessoas. Essas histórias verdadeiras mostrarão que a intervenção divina é uma experiência comum na vida dos fieis.

Deus transforma vidas o tempo todo. Seu poder sobrenatural pode trazer cura e esperança. Estudar as histórias de outras pessoas lembrará que Deus responde à oração.

Como a Bíblia constrói confiança em Deus

Toda história da Bíblia existe por uma razão. Você ficará mais confiante em Deus quando reler os relatos de como ele ficou ao lado de seus filhos em tempos de necessidade.

Deus milagrosamente providenciou um filho para Abraão. Ele levantou José de escravo para o primeiro ministro do Egito. Deus pegou Moisés vacilante e fez dele o poderoso líder da nação judaica. Quando Josué teve que conquistar Canaã, Deus realizou milagres para ajudá-lo a fazê-lo. Deus mudou Gideon de um covarde a um guerreiro, e ele deu um filho para o estéril Hannah.

Os apóstolos de Jesus Cristo passaram de fugitivos trêmulos a pregadores destemidos, uma vez que foram cheios do Espírito Santo. Jesus converteu Paulo de perseguidor de cristãos a um dos maiores missionários de todos os tempos.

Em todos os casos, esses personagens eram pessoas comuns que provavam o que a confiança em Deus pode fazer. Hoje eles parecem maiores que a vida, mas seus sucessos foram inteiramente devidos à graça de Deus. Essa graça está disponível para todo cristão.

Fé no amor de Deus

Ao longo da vida, nossa confiança em Deus diminui e flui, afetada por tudo, desde nosso esgotamento físico até ataques de nossa cultura pecaminosa. Quando tropeçamos, desejamos que Deus aparecesse, falasse ou até desse um sinal para nos tranquilizar.

Nossos medos não são únicos. Os Salmos nos mostram um Davi choroso, implorando a Deus que o ajudasse. Davi, aquele “homem segundo o coração de Deus”, tinha as mesmas dúvidas que nós. Em seu coração, ele conhecia a verdade do amor de Deus, mas em seus problemas ele a esqueceu.

Orações como a de Davi exigem um grande salto de fé. Felizmente, não precisamos produzir essa fé por nós mesmos. Hebreus 12: 2 nos diz para “fixar nossos olhos em Jesus, autor e aperfeiçoador de nossa fé…” Por meio do Espírito Santo, o próprio Jesus fornece a fé de que precisamos.

A prova final do amor de Deus foi o sacrifício de seu único Filho para libertar as pessoas do pecado. Embora esse ato tenha acontecido há 2.000 anos, podemos ter uma confiança inabalável em Deus hoje porque ele nunca muda. Ele foi e sempre será fiel.