Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Apóstolo Pedro – Quem Foi Pedro na Bíblia?


O apóstolo Pedro foi um dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus. Ele era um dos discípulos mais próximos de Jesus e foi um dos grandes líderes da igreja primitiva.

Apóstolo Pedro

Há duas razões pelas quais Pedro é importante para entender o cristianismo. Primeiro, ele é tratado como um modelo para os cristãos seguirem. Em teoria, espera-se que os cristãos ajam da mesma maneira que Pedro é descrito como agindo, para melhor e para pior.

Segundo, os evangelhos descrevem Jesus chamando Pedro de sua “rocha” sobre a qual a futura igreja seria construída.

Após o martírio em Roma, desenvolveram-se tradições que levaram à crença de que a organização da igreja cristã mais importante estava localizada em Roma. É por isso que os papas hoje são considerados os sucessores de Pedro , o primeiro líder da igreja romana.

Pedro, o Apóstolo

Fazer de Pedro um modelo para os cristãos pode parecer estranho a princípio, porque os evangelhos relatam muitos exemplos da falta de fé de Pedro, por exemplo, suas três negações de Jesus.

Por causa das diversas características atribuídas a Pedro, ele pode ser o personagem mais detalhado nos evangelhos. As falhas de Pedro são tratadas como sintomas do estado de pecado ou fraqueza do homem, que podem ser superados pela fé em Jesus.

Quando os cristãos insistem em incomodar os outros para convertê-los, é provável que eles estejam imitando conscientemente o exemplo de Pedro.

Pedro e a igreja em Roma

A crença católica de que a igreja em Roma lidera toda a igreja cristã é baseada na crença de que Jesus deu esse trabalho a Pedro, que, por sua vez, fundou a primeira igreja cristã em Roma.

Perguntas sobre a verdade de qualquer uma dessas questões desafiam as crenças sobre o lugar e o papel do papa. Não há verificação independente das histórias do evangelho e não está claro se elas significam o que os católicos afirmam.

Também não há boas evidências de que Pedro tenha sido martirizado em Roma, muito menos que ele fundou a primeira igreja cristã lá.

O que Pedro, o Apóstolo, fez?

A maioria dos doze apóstolos de Jesus permanece em grande parte silenciosa nos evangelhos; Pedro, no entanto, é frequentemente retratado falando.

Ele é o primeiro a confessar que Jesus é o Messias, bem como o único retratado negando ativamente a Jesus mais tarde. Em Atos, Pedro é descrito como viajando amplamente para pregar sobre Jesus.

Poucas informações sobre Pedro estão contidas nessas fontes primitivas, mas as comunidades cristãs preencheram as lacunas de outras histórias para cumprir propósitos teológicos e comunitários.

Como Pedro era um modelo para a fé e a atividade cristã, era importante que os cristãos soubessem sobre seus antecedentes e história pessoal.

Quem foi Pedro, o Apóstolo?

Pedro foi um dos mais importantes dos doze apóstolos de Jesus. Pedro é conhecido como Simão Pedro, filho de Jona e irmão de André.

O nome Pedro vem do termo aramaico para “rocha” e Simão vem do grego para “ouvir”. O nome de Pedro aparece em todas as listas de apóstolos e o fato de ele ser chamado por Jesus aparece nos três evangelhos sinóticos, bem como em Atos.

Os evangelhos descrevem Pedro como proveniente da vila de pescadores de Cafarnaum, no mar da Galiléia. Os evangelhos também indicam que ele era natural da Galiléia, baseado em seu sotaque típico da região.

Quando Pedro apóstolo viveu?

Os anos do nascimento e da morte de Pedro são desconhecidos, mas a tradição cristã preencheu os espaços em branco para fins teológicos.

Os cristãos acreditam que Pedro morreu em Roma durante a perseguição aos cristãos por volta de 64 EC sob o imperador Nero.

Sob a Basílica de São Pedro, um santuário para Pedro foi descoberto e poderia ter sido construído sobre seu túmulo. As tradições sobre o martírio de Pedro em Roma foram fundamentais para o desenvolvimento da idéia de primazia da igreja cristã de Roma.

Quaisquer desafios a essa tradição não são, portanto, simplesmente especulações históricas, mas desafios à base do poder do Vaticano.