Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

O que é Pentecostes e qual o significado?


Pentecostes é um dia especial de adoração. Esse dia marca o fim do período da Páscoa para os cristãos e comemora o derramamento do Espírito Santo sobre os primeiros seguidores de Jesus.

O que é Pentecostes e qual o significado?

A Igreja de Deus, que começou no Pentecostes sobre a qual lemos em Atos 2, tem a missão de pregar as Boas Novas do Reino de Deus.

Isso fazia parte do plano muito maior de Deus, o retorno de Jesus Cristo. No domingo de Pentecostes, cristãos de todo o mundo celebrarão este dia sagrado, com símbolos de chamas, uma pomba e vento marcados nas igrejas.

Se você estiver na igreja neste domingo, provavelmente lerá uma passagem do Evangelho de João, que conta a visita de Cristo ressuscitado aos discípulos amontoados de medo.

“A paz esteja com você, diz Jesus. Como o Pai me enviou, eu também estou enviando você. Depois de dizer isso, Jesus soprou sobre eles e acrescentou: Receba o Espírito Santo.” (João 20: 19-23)

O Pentecostes celebra a realidade de que somos seres soprados por Deus. Embora este dia santo não seja reconhecido por todos os cristãos, o Pentecostes foi um ponto de virada monumental na história cristã, considerado por muitos como o aniversário da igreja.

Pentecostes é um ótimo momento para testemunhar sua igreja. Aqui estão cinco coisas que você deve saber sobre o Pentecostes e por que o comemoramos:

Pentecostes vem 10 Dias Após a Ascensão de Cristo

Antes de Jesus ser crucificado, Ele disse aos discípulos que o Espírito Santo viria após ele. Jesus disse: “E pedirei ao Pai, e ele lhe dará outro Conselheiro para estar com você para sempre – o Espírito da verdade. O mundo não pode aceitá-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas você o conhece, pois ele vive com você e estará em você. Eu não vou deixar você como órfão; Eu irei a você.” (João 14: 16-18)

Assim como Jesus disse, 40 dias após a ressurreição (10 dias depois que Ele subiu ao céu), a promessa foi cumprida quando Pedro e a Igreja primitiva estavam em Jerusalém para Pentecostes.

Ocorre 50 dias após a Páscoa

A palavra Pentecostes é traduzida da obra grega pentekostos, que significa cinquenta. Isto vem da antiga expressão cristã pentekoste hemera, que significa quinquagésimo dia.

De fato, os cristãos emprestaram a frase de judeus de língua grega que a usaram para se referir a um feriado judaico conhecido como Festival das Semanas.

Levítico 23:16 instrui as pessoas a contar sete semanas (50 dias) desde o final da Páscoa até o início do próximo feriado. Os judeus celebram o Pentecostes 50 dias após o final da Páscoa. Os cristãos observam o dia 50 dias após a Páscoa.

O Pentecostes está registrado em Atos 2: 1-13

O Pentecostes está registrado no Novo Testamento no Livro de Atos. O relato começa com o Espírito Santo descendo sobre um grupo de seguidores que, ao recebê-lo, começam a falar em línguas.

A Bíblia nos diz: “E quando o dia de Pentecostes chegou completamente, eles estavam todos de acordo em um só lugar. E de repente veio um som do céu como um vento forte, e encheu todas as casas onde estavam sentados. E apareceu-lhes línguas de fogo entrelaçadas, e sentou-se sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, e o espírito lhes deu expressão”. (Atos 2: 1-4)

Pentecostes e a igreja

Muitos cristãos reconhecem o Pentecostes como o nascimento, ou o aniversário da igreja, uma vez que comemora o estabelecimento da igreja como resultado dos ensinamentos dos apóstolos sobre o evangelho e o batismo de milhares de seguidores.

Pentecostes é quando os apóstolos saíram entre o povo e começaram a espalhar a mensagem de Jesus, estabelecendo assim o início da igreja. Com o decente do Espírito Santo, é inaugurada uma nova aliança.

É uma das festas mais antigas da Igreja, mencionada nos Atos dos Apóstolos (20:16) e na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios.

O Pentecostes pode ser uma celebração poderosa e um lembrete de que o Espírito Santo veio com poder para capacitar nosso testemunho de Cristo ressuscitado. É o momento perfeito para lembrar os crentes em sua igreja que nosso Pai Celestial capacitará nosso testemunho.

Por fim, o Pentecostes é a celebração da Igreja do dom do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus nos capacita com o amor de Deus, a motivação para obedecê-Lo e uma mente sã para discernir a verdade (2 Timóteo 1: 7; João 15:26; João 16:13).

Como cristãos, experimentamos uma nova vida através Jesus Cristo porque vemos o Espírito tão plenamente manifestado nele. Quando celebramos o Pentecostes, estamos reconhecendo que apenas o Espírito Santo pode capacitar nosso testemunho. Há uma esperança e poder incríveis nisso. Sem o poder do Espírito Santo, não há esperança que possa viver o Evangelho e a missão de Cristo.