Qual o significado de rosa do saron?

rosa do saron
Saron é uma região da Palestina entre o Monte Carmelo e Tel Aviv, próxima ao Mar Mediterrâneo. Esta região era anos antes de Cristo de solo seco, rochoso e de água escassa.

Entretanto, como expressão da bondade e da potência de Deus, foi colocado ali o povo por Ele escolhido (Is. 33:1,2) e a partir daí aconteceu um grande milagre e aquilo que antes era um deserto se transformou em fertilidade e abundância de águas.

A Rosa de Saron possivelmente não era uma rosa, a teoria mais aceita é que se trata de uma flor do campo, mais parecido com um lírio do campo, ou uma papoula.

Não há registros do real significado da palavra hebraica para essa flor, que foi traduzida como rosa. Acredita-se que os tradutores escolheram esse tipo de flor por ela ser muito bonita, pois exala o perfume mais puro e tem uma beleza sem igual até os dias de hoje.

É a flor perfeita, por isso Jesus é chamado de Rosa de Saron: “Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales.” (Cânticos 2:1).

É uma planta arbustiva muito florífera, apresenta caule fibroso, ereto e ramificado. Suas folhas são ovaladas a lanceoladas, alternas, mucilaginosas, brilhantes, com margens recortadas e coloração verde-escura.

As flores podem ser simples ou dobradas e formam-se durante o ano todo, mas são mais abundantes na primavera e verão. Ocorrem diversas variedades de flores róseas, vermelhas, roxas, azuis ou brancas e combinações entre estas cores. As flores atraem beija-flores e borboletas.

Existem muitas variedades e cores da rosa de Saron: roxas, azuis, brancas e combinações entre estas cores, porém é a rosa vermelha que é comparada ao sangue de Jesus derramado na cruz.

A perfeição que exalou Seu perfume e Sua beleza por amor de cada um de nós. Jesus é a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a resplandecente Estrela da Manhã. Todos os títulos ainda expressam muito pouco da beleza do Senhor Jesus.

O aspecto impreciso da flor deu origem a várias interpretações, principalmente no meio artístico. Existem algumas músicas intituladas com esta expressão e diversas instituições religiosas nomeadas com o termo. No Brasil, uma banda de rock católica famosa se chama “Rosa de Sharom”.