Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Quem foi Lilith e qual o significado?


Lilith tem origem no acadiano lilitu, que significa da noite. Lilith surgiu na tradição judaica e ela foi a primeira mulher de Adão, ou seja, criada por Deus antes de Eva.

Quem foi Lilith e qual o significado?

Lilith é representada na cabala como sendo a primeira mulher que existiu no Jardim do Éden. Diferente de Eva, que foi criada a partir da costela de Adão, Deus a fez do barro durante a noite, daí a origem no acadiano lilitu.

Conta-se que Deus expulsou Lilith do Jardim do Éden por ela não ter se submetido a Adão, pois buscava sua afirmação em total direito de igualdade. Á partir daí, Adão se sentindo muito solitário pediu a Deus uma nova companheira.

Para atender o pedido de Adão, Deus enviou três anjos para convencer Lilith a se submeter ao marido e voltar ao Jardim do Éden, mas ela escolheu rejeitar a reconciliação.

Para não deixá-lo solitário, Deus adormeceu Adão e de sua costela fez Eva para ser sua companheira, e ao contrário da primeira mulher ela aceitou sua posição de submissão ao seu companheiro.

De acordo com a história, Lilith foi a causadora da primeira briga relatada entre Caim e Abel. Por isso ela está sempre atrelada aos problemas existentes dentro da família, em especial aos que surgem entre os casais e os filhos.

Acredita-se também que ela, por ciúmes, foi a serpente que convenceu Eva a comer do fruto proibido. Conseguindo assim que eles também fossem expulsos do paraíso por Deus.

Nos tempos atuais Lilith é um símbolo para muitas feministas, que defendem a sua igualdade de direitos e lutam pela sua independência, ou seja, não tendo que se submeter as regras impostas pela sociedade e ao controle dos homens.

Algumas histórias ainda acrescentam que Lilith foi a serpente que convenceu Eva a comer do fruto proibido. Ela tinha ciúmes de Eva e Adão, por isso decidiu destruí-los, levando-os a pecar.

A Bíblia não faz menção nenhuma sobre Lilith, em Gênesis, somente aparece um homem e uma mulher, ou seja, Adão e Eva. Eles foram criados como iguais, para complementarem um ao outro.

Somente em Isaías há uma passagem que sendo traduzida é passa a ser criaturas noturnas, o que leva aquela que foi criada do barro durante a noite. Mas, não há nenhuma ligação com Gênesis, exceto o nome.

Já, na Suméria e na Babilônia o significado de Lilith remete para uma contradição: Ela era cultuada, mas ao mesmo tempo era desprezada por que se atribuía a ideia de espíritos ruins. Era também representada pela lua, e isto é explicado, pois era uma deusa em que vivia a fase boa e a fase ruim.