Significado de Hosana nas alturas

Hosana nas alturas é uma oração a Deus que significa: Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas.

Hosana nas Alturas

Origem de Hosana

Antes de tudo, é uma palavra de origem, tanto hebraica, como latina, e muito popular na religião Cristã e Judaica. Ela aparece em diversas passagens da Bíblia, além de ser utilizada também em cantos e rezas.

Começou a ser muito divulgada pelo povo que acreditava que Jesus fosse o rei dos homens, dessa forma, o filho de Deus, e a recepção que lhe deram lembrava a entronização de Salomão ou a ascensão de Jeú ao trono de Israel.

Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento, em seguida, a multidão começou a exclamar: “Hosana ao Filho de Davi”. A base dessa exclamação estava fundamentada no Salmo 118, um salmo messiânico.

Esse salmo faz parte da série de salmos que compõe o que é chamado de Hallel (Salmos 113-118).

Surpreendentemente, por causa da forma como foi usada na entrada triunfal de Jesus, hosana passou a ser usada como expressão de louvor a Deus entre os cristãos.

Significado de Hosana em culturas diferentes

Judaísmo

Na religião Judaica é utilizada no Serviço de Hoshana, que é um ciclo de orações onde cada seleção é cantada pela manhã, durante a Festa dos Tabernáculos, conhecido como Suco.

Da mesma forma, o ciclo de Hoshana é também cantado no sétimo dia do festival de Hoshaná Rabá.

Cristianismo

Para os Católicos, a aplicação correta do significado deve sempre apontar para aquele que nos trouxe salvação. Hosana é sempre cantada como adoração a Jesus Cristo: Hosana nas Alturas, Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! (cf. Salmo 118:26).