Significado do Tabernáculo de Moisés

Tabernáculo de Moisés, cuja tradução em Hebraico é mishkan, que significa moradia, era a tenda usada pelos israelitas como lugar de adoração enquanto viajavam pelo deserto.

Representava a relação de Deus com a humanidade e Seu plano para nos salvar. Ele servia para aproximar os israelitas de Deus e purificá-los de seus pecados.
Tabernáculo de Moisés
No monte Sinai, depois que tirou os israelitas do Egito, o Senhor deu ordens a Moisés para construir o tabernáculo, ele era o lugar onde todos os israelitas deveriam ir para adorar a Deus e apresentar suas ofertas a Ele. O Senhor disse a Moisés que seria no Tabernáculo que Ele desceria para falar com ele e com Seu povo.

O tabernáculo foi construído com materiais caros e adornado com decorações lindas. Ele refletia a glória de Deus. A Tenda da Congregação era montada, carregada e cuidada pelos Levitas. O altar dos holocaustos ficava do lado de fora, guardando a entrada, nossos pecados nos impedem de entrar na presença de Deus.

No tabernáculo, os animais tomavam o lugar das pessoas, mas isso era apenas um símbolo do que iria acontecer no futuro: a morte de Jesus.

O pátio à frente era onde os sacerdotes ofereciam os sacrifícios no altar e abençoavam o povo. Os sacerdotes matavam os animais, escorriam seu sangue e queimavam a carne no altar. Esses sacrifícios serviam para levar a culpa do pecado de quem as trazia. A fumaça do altar era uma lembrança constante do preço do pecado.

Somente os sacerdotes podiam entrar no Lugar Santo do tabernáculo, se aproximando de Deus depois de se purificarem e com roupas especiais. Um véu representava a separação entre Deus e os homens. Ninguém podia entrar na presença de Deus, exceto o sumo sacerdote.

Hoje em dia, não precisamos mais de um tabernáculo, porque esse era apenas um símbolo da realidade espiritual. Jesus cumpre todas as funções do tabernáculo dentro de nossos corações.

Na presença de Deus, que é completamente puro, tudo que é impuro é destruído. Mas Jesus veio para nos purificar, Ele foi o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Pela sua morte podemos entrar na presença de Deus sem medo, limpos da mancha do pecado.