Oração ao Anjo da guarda

Faça a oração ao Anjo da Guarda, poderoso protetor, invocando-o constantemente e colocando-se debaixo de sua proteção.

Oração ao Anjo da guarda
Você sabe que você tem um anjo especial? Não, não apenas alguém que você ama. A Oração ao Anjo da Guarda presta homenagem a um maravilhoso ser divino!

Deus, em Seu grande amor por nós, dá a cada um de nós um guia único, um anjo da guarda, no nascimento, para nos manter na direção certa em nosso caminho para o céu.

Os anjos da guarda nos vigiam, oram por nós e ajudam a guiar nossos pensamentos e inclinações. Eles podem até nos proteger de danos físicos e espirituais.

A Oração do Anjo da Guarda resume isso muito bem:

Anjo de Deus, meu guardião querido, a quem o amor de Deus me compromete aqui, sempre este dia [ou noite] esteja ao meu lado, para iluminar e guardar, para governar e guiar. Amém!

O próprio Cristo fez referência aos Anjos da Guarda quando disse uma vez referindo-se às crianças que “seus anjos no céu sempre vêem o rosto de meu Pai que está no céu” (Mt 18:10).

São Jerônimo se maravilhou com referência a esta passagem: “Quão grande é o valor da alma (humana) que cada pessoa desde o nascimento recebeu um anjo por sua proteção”.

Um de seus contemporâneos do século IV, São Basílio, escreveu uma vez que “todos os fiéis têm um anjo ao seu lado como educador e guia, dirigindo sua vida.” (Essa declaração não lembra a Oração do Anjo da Guarda? )

Outros teólogos, incluindo São Clemente e São Gregório Magno, observaram que todo país, cidades, vilas e até família têm seu próprio anjo da guarda especial.

Anjos são espíritos puros. Eles costumavam entregar mensagens importantes nos tempos bíblicos, como quando o anjo Gabriel disse a Maria que ela deveria ser a mãe de Jesus (Lucas 1: 26-38). (De fato, a palavra “anjo” é derivada da palavra grega “angelos”, que significa mensageiro.)

Os anjos também realizaram outras tarefas importantes nas Escrituras, como manter três jovens em segurança que foram jogados em uma fornalha ardente depois de desafiarem o rei da Babilônia Nabucodonosor (Daniel, Cap.3); e resgatar São Pedro da prisão (Atos 12: 6-10).

A Oração do Anjo da Guarda, assim como outra famosa oração a São Miguel, nos ajuda a lembrar de não tomar como certo esses espíritos abençoados.

São Bernardo exortou os fiéis a “tornarem os santos anjos seus amigos [e], honrá-los por suas orações.” Ele acrescentou “nunca faça na presença de seu anjo o que você não faria na minha presença”.

Devemos tratar nossos Anjos da Guarda com respeito e amor, ao mesmo tempo em que confiamos em sua proteção, da qual todos precisamos.

Esses relatos apontam como os anjos podem ser importantes em nossas vidas e nos encorajam a pedir ajuda a eles em nossas orações.

Também podemos imitar nossos anjos, assim como imitamos nosso Senhor, nas pequenas (e não tão pequenas!) Coisas que fazemos para ajudar uns aos outros, especialmente aos mais necessitados.

A Oração do Anjo da Guarda, à primeira vista, pode parecer apenas uma rima infantil, mas pode nos inspirar a ser receptivos à orientação celestial de nossos Anjos.

Com a ajuda de Deus e a deles, suas palavras, orações e ações podem ajudar outras pessoas a navegar no que às vezes pode ser um caminho complicado para a Vida Eterna. E o seu Anjo da Guarda está feliz em ajudá-lo a compartilhar o amor de Deus!