Quem era Jezabel na Bíblia?

Quem era Jezabel na Bíblia?

Uma pergunta que muitas pessoas, ultimamente, estão fazendo é: Quem era Jezabel na Bíblia?, por isso, trouxemos este artigo que vai acabar com essa dúvida.

Jezabel, também conhecida como “adoradora de Baal” ou “não exaltada”, era filha do rei dos Sidónios Etbaal, bem como esposa do Rei de Israel, Acabe.

Ela foi, em primeiro lugar, uma rainha que matou vários profetas, foi também responsável por promover idolatria ao povo da época, ou seja, promoveu o culto de deuses pagãos em Israel.

Jezabel era uma sacerdotisa dominadora e depois de seu casamento passou a ditar as ordens de acordo com o que acreditava ser a verdade. Adoradora dos deuses fenícios, combateu o Deus de Israel e perseguiu todos os seus seguidores.

Leia também: Significado de adoração

Ela mandou matar todos os profetas de Deus e muitos tiveram que se exilar no deserto devido à perseguição promovida pela rainha.

Recorreu ao dinheiro do tesouro público, templo de Israel, para sustentar os 450 profetas do deus Baal e os profetas da deusa Achera, deusa fenícia da fertilidade.

Na Bíblia Jezabel é citada no primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento: “Jezabel estava exterminando os profetas do Senhor. Por isso Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água.” (1 Reis 18:4)

Jezabel não tinha escrúpulos. Quando um homem chamado Nabote se recusou a vender sua vinha a Acabe, o rei ficou amuado na cama. Então Jezabel tomou a iniciativa e conspirou para matar Nabote. Ela mandou acusá-lo falsamente de amaldiçoar a Deus e ao rei e ele foi apedrejado. Depois da morte de Nabote, Acabe tomou sua vinha.

Como Jezabel morreu de acordo com a Bíblia

Por causa do que fez com Nabote, a resistência encabeçada pelo profeta Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram, pretendendo desta forma o Livro de Reis mostrar como o Deus de Israel era a única divindade.

Jezabel foi desmascarada e desacreditada publicamente. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá.

Elias profetizou contra Jezabel, ele avisou que Jezabel teria uma morte sangrenta e que os cachorros iriam comer seu cadáver. Ela morreu, atropelada pelos cavalos de Jeú, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha, exatamente como disse o profeta.

Jezabel morreu por causa de sua crueldade e idolatria, como sacerdotisa, ela usou seu poder de forma errada. Ela pensava apenas em si mesmo, e matava para ganhar algo em troca. Jezabel era egoísta e não temia a Deus.

Jezabel morreu por ser cruel e idólatra. Ela tinha muita iniciativa mas usou seus talentos de forma errada. Não se preocupava com o que é certo e errado, manipulava e matava para conseguir o que queria. Era egoísta e não temia a Deus.

Na Bíblia, no livro de Apocalipse, no novo testamento, outra mulher é chamada de Jezabel. Ela foi condenada por se passar uma falsa profetiza que manipulava as pessoas e promovia a idolatria. Esse provavelmente não era o nome verdadeiro dela, mas ela tinha as caraterísticas da outra.

O que significa Espírito de Jezabel

Pode ser que você já tenha ouvido essa expressão mas não entendeu nada. Bom, essa expressão não é da Bíblia, mas os cristãos usam para definir uma pessoa com as características de Jezabel.

Por isso a expressão “espírito de Jezabel” significa alguém que manipula para conseguir o que quer. É considerado pelos cristãos um demônio que influencia as pessoas a terem características idênticas as de Jezabel.